13 março 2010

Petrobras volta a encontrar indícios de petróleo no pré-sal

A Petrobras voltou a encontrar indícios de petróleo em um poço no pré-sal. Desta vez, a estatal achou óleo no terceiro poço perfurado no bloco BM-S-9, no litoral paulista da Bacia de Santos, no qual já foram identificados os prospectos de Guará e Carioca.

A informação foi passada pela empresa ontem para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A agência se limitou a informar o nomenclatura do poço, 3BRSA788SPS, e a lâmina d'água na perfuração, de 2.118 metros.

Além da descoberta na bacia de Santos, em local em que já existem estimativas de reservas, como é o caso de Guará, com 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente recuperáveis, a Petrobras também notificou a descoberta de gás e petróleo no Espírito Santo (bloco ES-M-525), em lâmina d'água de 1.877 metros.

As empresas são obrigadas por lei a informarem a ANP sobre descobertas de indícios de hidrocarbonetos. As duas notificações da Petrobras têm data de terça-feira, dia 9.

As notificações indicam apenas indícios de petróleo ou gás, e eventualmente essas acumulações podem não se tornar viáveis comercialmente.

Até o momento, a Petrobras só tem estimativas oficiais de óleo recuperável, dentro do BM-S-9, para Guará. Já Carioca provocou grande furor no mercado quando o diretor geral da ANP, Haroldo Lima, disse em 2008 que a área poderia ter até 33 bilhões de barris, o que foi posteriormente desmentido pela estatal, que não fez estimativas para a região.

O BM-S-9 é uma sociedade entre a Petrobras, operadora com 45% de participação, a britânica BG, com 30%, e a espanhola Repsol, com 25%.

Nenhum comentário: