17 maio 2010

Seminário de Petróleo e Gás acontece no Campus Tijuca

Dia 26 de maio, às 19h na sala de multimídia I o curso de MBA em Petróleo e Gás da Universidade Veiga de Almeida vai realizar mais um Seminário de Petróleo e Gás. Com o tema “o desafio do pré-sal” o evento vai explorar e conhecer mais o desafio da logísitica do pré-sal. 
A palestra será comandada pelo professor Marcus Melo, Físico formado pela UFRJ, mestre em Geofísica pelo MCT-ON/RJ com tese defendida na área de sismologia - Sismicidade Induzida no Reservatório de Capivara SP/PR.

BP diz que vazamento deve ser contido em uma semana nos EUA

A British Petroleum conseguiu colocar durante a madrugada deste domingo um tubo na fenda a cerca de 1,6 mil m de profundidade, e capturar petróleo e gás, que foi conduzido à embarcação Discoverer Enterprise. Segundo a empresa, o vazamento deve ser contido permanentemente em cerca de uma semana.

A empresa inseriu um tubo na principal saída de petróleo no solo do Golfo do México ao mesmo tempo em que foram descobertas enormes colunas de petróleo sob a superfície que ameaçam a vida marinha. "Por enquanto, está funcionando muito bem," disse o vice-presidente executivo sênior, Kent Wells, a repórteres durante uma coletiva na sede da BP, em Houston, nos EUA.


ANP ainda avalia se furará 3º poço exploratório do pré-sal


O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, disse neste sábado que o órgão ainda decidirá se perfurará um terceiro poço com o objetivo de explorar as reservas de petróleo da camada pré-sal.

Durante a semana, o órgão anunciou um megacampo de 4,5 bilhões de barris de petróleo do pré-sal da bacia de Santos e depois disse que o segundo poço que está sendo perfurado tem indicações de ser ainda maior. O petróleo desses poços, batizados respectivamente de Franco e Libra, podem ser usados para a capitalização da Petrobras.


Governo dos EUA exige da BP garantia sobre limpeza do óleo

O governo dos Estados Unidos exigiu em uma carta endereçada ao presidente da petrolífera BP, Tony Hayward, no sábado esclarecimentos imediatos sobre o compromisso da empresa de bancar os prejuízos causados pelo derramamento de óleo no Golfo do México.

Autoridades do governo do presidente Barack Obama enviaram uma carta à companhia, na qual afirmam querer garantias de que a BP vai honrar o compromisso de não limitar as suas despesas ao pagamento exigido por lei de US$ 75 milhões (cerca de R$ 133 milhões).