11 junho 2010

Cabral e Hartung reagem à emenda que redistribui royalties do petróleo e apostam em veto de Lula

A aprovação da emenda que redistribuiu os royalties do petróleo provocou reações duras dos governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung - os dois estados mais afetados pela medida. Hartung afirmou que a emenda é inconstitucional e deve ser vetada pelo presidente Lula. Cabral se referiu ao texto como "ilegal e aviltante" e disse ter certeza do veto.

Em entrevista a uma rádio em Aracaju, Lula não respondeu claramente o que fará no caso da emenda aprovada nesta madrugada pelo Senado. o presidente limitou-se a dizer que, quando o congresso exagera, ele veta . Na Câmara - para onde o projeto aprovado pelo Senado seguirá - o líder do governo, cândido vaccarezza , disse que tentará derrubá-lo por ser inconstitucional, ao estabelecer gastos sem determinar a fonte dos recursos.

O governador fluminense acrescentou que ele e Hartung, em protesto, não irão à convenção nacional de seu partido, o PMDB, no sábado. A legenda é a mesma do senador Pedro Simon, autor do texto que foi votado na madrugada, ressuscitando a Emenda Ibsen:

- Conversei com o presidente Lula há cerca de uma hora e meia atrás, manifestei nossa indignação. O presidente disse que o vale é o acordado entre mim e ele no CCBB, na frente de seis ministros. O presidente garantiu para mim que o que vale é o acordo, que trata do pré-sal a ser licitado. Não trata do pós-sal e nem do pré-sal já licitado. Qualquer coisa fora disso é roubo ao Rio de Janeiro, é desrespeito ao Rio de Janeiro.

Golpe de madrugada

O relato da sessão do Senado que, na calada da madrugada, aprovou a mudança na distribuição dos royalties do petróleo, prejudicando especialmente os estados do Rio e Espírito Santo, mostra bem como se portaram suas excelências no trato da coisa pública.

O Senado transformou-se em um verdadeiro "mercado de ilusões". Às 2h25m da madrugada de quarta para quinta-feira, o senador Pedro Simon, do alto da tribuna, recitava quanto cada estado brasileiro recebe de recursos derivados da exploração do petróleo e quanto receberá, com a emenda Ibsen/Simon. Com base nos cálculos da Associação Nacional dos Municípios:

"Acre, de 6,8 milhões para 586 milhões; Alagoas vai passar de 80 milhões para 1,3 bilhões...". O senador Heráclito Fortes atalhou: "E o Piauí, senador?". "De 18 milhões para mais de 1 bilhão!", respondeu Simon.

BP compra palavras referentes a vazamento no Google e no Yahoo!

A British Petroleum confirmou nesta quinta-feira a compra de termos de busca em inglês nos sites de pesquisa Google e Yahoo! relacionados ao vazamento de petróleo em andamento no Golfo do México.

De acordo com a petrolífera britânica, o objetivo da ação é aumentar a exposição de seus esforços para conter um derramamento iniciado em abril e que, com o passar das semanas, tornou-se o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Já os críticos denunciam que a verdadeira intenção da British Petroleum seria dificultar o acesso a notícias negativas sobre o tema quando os resultados de busca aparecerem na tela do internauta.


Vazamento de petróleo pode ser o dobro de estimativas anteriores

Novos dados divulgados nesta quinta-feira pela US Geological Survey, ligada ao governo americano, indicam que o vazamento de petróleo na costa dos EUA chegou a 40 mil barris de petróleo por dia, mais que o dobro de várias estimativas anteriores.

Segundo os dados do órgão, este volume pode ter sido alcançado antes de a BP, a empresa que operava a plataforma, conseguir desviar o petróleo vazado através de um funil, no dia 3 de junho.

A BP diz que está conseguindo desviar e recolher em navios mais de 15 mil barris por dia.