13 maio 2010

BP divulga imagens da fuga de petróleo e gás no fundo do mar

A BP revelou um vídeo que mostra pela primeira vez o tubo partido por onde está vazando o petróleo que está poluindo o Golfo do México. 
As imagens, captadas por uma câmara controlada à distância, mostram a fuga de gás natural. Em outro vazamento pode ser visto o petróleo saindo sob alta pressão por uma tubulação partida. O vídeo foi divulgado três semanas depois do acidente, por pressão da Casa Branca.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, escreveu em seu Twitter na madrugada desta quinta-feira (13) que uma plataforma de petróleo da companhia Aban Pearl afundou.

Em uma mensagem, o venezuelano também informou que os 95 trabalhadores da instalação estão a salvo.

Algumas horas depois Chávez voltou a postar um recado na rede de microblog anunciando que os trabalhadores foram retirados do local e que as Forças Armadas da Venezuela se dirigem à área.

ANP descobre segundo maior poço do pré-sal

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou ontem que descobriu 4,5 bilhões de barris de petróleo e gás no reservatório apelidado de Franco, perfurado no pré-sal da bacia de Santos em área da União.

O poço fica próximo a Iara, encontrado pela Petrobras, e será usado na capitalização da estatal, se o projeto de lei que prevê a cessão onerosa de até 5 bilhões de barris for aprovado no Congresso.

O volume de barris estimado pela ANP é o segundo maior nos reservatórios do pré-sal até agora. Menor apenas que Tupi, onde a Petrobras estima a existência de 5 bilhões a 8 bilhões de barris recuperáveis. Esse volume corresponde a 32% das reservas totais do Brasil, que somam 14 bilhões de barris de óleo equivalente (que expressa volumes de petróleo e gás em barris).