01 janeiro 2010

Listen

Neste post, continuaremos a falar da necessidade de LISTEN, ou seja, OUVIR, seja música, seja mp3, ou seja vídeo, não importa a origem pode ser qualquer tipo de mídia, o importante é que você se acostume e se esforce para entender o que está ouvindo. Não se preocupe, no começo deste processo realmente é difícil captar a mensagem, mas como diz o ditado antigo, a prática leva a perfeição, então pratique!

Como Falar Inglês, Lição 2: Ouça áudio que você já compreende razoavelmente bem (Ana Luiza - Inglês Online)

Lembra da lição anterior, onde eu falei sobre 'ouvir'? Ouvir "qualquer inglês" não é eficaz, e eu vou te dizer porquê.
Se o seu computador explodir e a Internet desaparecer pra sempre, lembre-se apenas dessa dica e você já vai estar muito à frente do resto: 

Para adquirir uma língua, você tem que ouvir pedaços dessa língua que você entende. 

Se você não está entendendo a mensagem do áudio, não tem aquisição significativa acontecendo (lembra o que é aquisição? Veja a Lição 1). Isso quer dizer que se você quer acelerar ao máximo a sua aquisição do inglês, mas pratica listening com áudio que só entende 30, 40, 50%, você está perdendo tempo.
Aquilo que você não entende passa batido: áudio incompreensível é que nem um ruído de fundo. A primeira coisa que a gente faz quando uma coisa não faz sentido é tune out (a gente "desliga" daquilo), e com razão. É como você ligar pra um russo e pedir pra ele ficar falando por uma hora no telefone. Faça isso todo dia por um mês, e você até vai memorizar alguns sons. Mas vai usá-los como, se não sabe o que significam?
Eu disse isso em uma lição anterior: aquisição é um processo inconsciente e por isso quase sempre acontece sem você se dar conta. Quando você entende a mensagem de uma estória ou diálogo, as palavras ou expressões novas não vão ser tão difíceis assim de pegar. É como a gíria nova que seu amigo começou a usar e que você acabou pegando, porque entendeu o que ele estava dizendo apesar de nunca ter ouvido antes.

Mas a parte que eu não entendo não são as palavras/expressões novas que eu vou aprender?

Se você não entende mesmo uma boa parte do áudio... o que você está aprendendo com essa parte? Talvez ocorra alguma aquisição quando você ouve áudio que não compreende, mas já foi demonstrado em diversos estudos que aquisição de línguas ocorre muito mais rápido quando a pessoa compreende a mensagem. Se não, são apenas sons sem significado e você poderia usar seu tempo de maneira muito mais produtiva (e menos entediante).
Se você entende a mensagem de um áudio que contém palavras novas, você provavelmente vai conseguir atribuir significado a elas. É isso que é áudio compreensível. Na segunda, terceira, quarta vez que ouvir essas palavras, você vai reconhecê-las com mais rapidez. E assim vai, até chegar o momento em que você quer expressar aquela ideia e a palavra/expressão vem à sua mente, você abre a boca e ela sai.

Mas se eu já estou entendendo bem, não significa que o áudio está fácil demais pra mim e que eu não preciso mais ouvir isso?

Depende. Você já consegue expressar confortavelmente o conteúdo desse áudio?
Se você é como 99% das pessoas, sua compreensão auditiva é superior à sua fala. Se sua compreensão está no "nível 2", por exemplo, e a sua fala ainda está no "nível 1", escutar só áudio no "nível 4" é ir pelo caminho mais difícil.
Se você ainda tropeça pra caramba na hora de falar sobre o que fez ontem, mas entende bem um programa de áudio que usa bastante o passado simples, você tem muito a ganhar fazendo listening com esse programa. Nós não absorvemos uma nova estrutura de um dia para o outro, e compreensão sempre antecede a fala (se você tiver criança pequena na família pode observar isso em primeira mão: antes da criança começar a falar ela já entende um monte de coisa).
Mas é preciso uma certa quantidade de exposição a pedaços da língua até a sua mente "pegar" como aquilo funciona, e então conseguir produzir (falar) esses pedaços naturalmente. Quanto de exposição? Ninguém - nem os pesquisadores - sabe precisar. Você vai saber o momento de fazer um upgrade no seu listening quando ouvir um áudio que antes era difícil e perceber que agora já entende bem.
As coisas acontecem gradativamente. Não fique buscando áudio "difícil" porque você acha que é assim que americano fala. Americano fala de todos os jeitos, tem gente que fala mais devagar e tem gente que fala mais rápido por exemplo. Americano não fala com o filho de 8 anos exatamente do mesmo jeito que fala com outro adulto, porque ele sabe que o garoto de 8 anos ainda não chegou lá.
Dê uma folga pra você mesmo. Não precisa parar de ouvir o que já ouve se não quiser, mas a partir do momento que você começar a usar áudio que já compreende bem as coisas vão andar mais rápido.

Mas eu posso usar a transcrição do áudio e o dicionário para me ajudar, se eu não estiver entendendo.

Sim, a transcrição, o dicionário e outros recursos estão aí para ajudar. Quando você está sentado em casa ou no trabalho e tem tempo, é muito útil consultar esses recursos. E nesse e-curso, o que eu quero mostrar é como acelerar ao máximo sua aquisição de inglês, que é o que vai levar você a falar naturalmente.
Eu quero encorajar você a usar pelo menos parte de seu tempo "livre" (de pé no ônibus, lavando prato, fazendo a unha, indo para a faculdade, etc.) para fazer listening. Nessas situações não dá para depender muito de transcrição e dicionário. Como eu já disse, continue ouvindo o que quiser! Mas dê uma chance a um programa que você já compreende bem durante as suas atividades de rotina.

Mas eu não consigo achar áudio que eu compreenda bem.

Essa limitação pode acontecer mesmo, principalmente se você está iniciando ou tem compreensão abaixo do intermediário e está contando com a Internet para encontrar áudio. Só para você saber, eu estou ciente disso e mais pra frente você vai receber uma lista de programas que eu recomendo para diferentes níveis. Quando a Internet não resolve, há fontes de áudio offline que podem ajudar - aguarde as próximas mensagem.

Mas eu gosto do podcast/programa de notícias que eu ouço, mesmo não entendendo bem.

Então continue ouvindo. A gente acaba fazendo o que tem vontade no fim das contas, mas como eu já disse: seu aproveitamento do listening vai ser muito melhor se você incluir áudio compreensível.
EXTRA: Quer fazer uma experiência?
Veja como imagens tem um papel super importante (se não essencial) na nossa compreensão de uma língua. Para formarmos imagens que são nossa referência de significado, precisamos primeiro entender o que estamos ouvindo.
Imagine que você está assistindo o noticiário na televisão e por algum motivo você está de olhos fechados. O apresentador dá a notícia de que "O navio afundou no meio do oceano". Leia as instruções abaixo, e depois experimente fazer:
1. Feche os olhos.
2. Imagine o apresentador dizendo

O navio afundou no meio do oceano. Desacelere um pouco seu pensamento e perceba o que você faz para entender o que ele disse.
À medida que você ouviu a frase, você "viu" as imagens na sua mente: navio, navio afundando, meio do oceano (e se você não estava prestando atenção quando ouviu, você consegue repetir a frase de memória (que nem um papagaio) mas vai ter que pensar um pouco se alguém te pedir para explicar o que aconteceu).
Nós associamos mensagens verbais com imagens. Isso acontece tão rápido que a gente não percebe. E acontece porque para nós, "NAVIO" não é um grupo de letras que começa com N e termina com O. "NAVIO" tem significado: é uma coisa grandona, com janelinha lá em cima, que flutua na água (cada um tem a sua imagem, essa é a minha!...)
3. Agora, imagine você de olhos fechados de novo, e o apresentador dizendo "O navio afundou no meio do oceano". Dessa vez, tente só ouvir sem formar imagem nenhuma na mente - só o som. Conseguiu? É meio difícil, mas se você conseguiu fazer isso, o português soou como uma língua desconhecida pra você - sem as imagens correspondentes, só tinha som e você não sabia do que o apresentador estava falando.
Preste atenção no que vem à sua mente quando você ouve "leve", e quando você ouve "pesado". Quais são suas referências? Essas são imagens que você associa com estas palavras: são os seus significados para "leve" e "pesado". É isso também que acontece com você à medida que você adquire inglês.

Você sabe o que é um blowout?

Você sabe o que é um blowout?
Uma definição para blowout seria a vazão descontrolada de fluxo interno de fluidos do reservatório para o poço, podendo causar danos irreparáveis.
Essa vazão descontrolada ocorre pela diferença de pressão interna do poço em relação à coluna de perfuração. 
Quando a pressão interna do poço é maior que a força exercida pela coluna de perfuração, ocorre então a expulsão deste líquido, orçando para ora do poço tanto a coluna, quanto tudo que estiver no seu caminho, por assim dizer.
O fluído ejetado pode ser constituído de água salgada, óleo, gás ou uma mistura destes.
Esse tipo de acidente pode ocorrer tanto nas operações de perfuração, quanto nas operações realizadas nas plataformas de exploração e produção.
Acompanhe no vídeo abaixo um blowout diferente, que acontece ao lado de uma plataforma SS de perfuração, em proporções inimagináveis!




Logo abaixo temos dois exemplos de blowout's, que também podem gerar sérios danos.

Exemplo A - Menos danoso



Exemplo B - Muito danoso



Dicas sobre Inglês

Como eu já havia comentado, começaremos hoje a dar algumas dicas a respeito da língua inglesa, para isso usaremos textos, vídeos, áudios, afim de ajudar na medida do possível. Mas não pense que o que verá aqui basta, pelo contrário, o propósito do PortalTPG é justamente dar um empurrãozinho para que VOCÊ procure ampliar SEUS conhecimentos, principalmente no que diz respeito ao idioma inglês, algo que todos sabem muito bem, será imprescindível nesta área de atuação que nós estudantes ou tecnólogos de petróleo e gás escolhemos para trabalharmos.

Como Falar Inglês, Lição 1: Aprender sobre inglês não leva você a falar naturalmente (Ana Luiza - Inglês Online)

Eu tenho um aluno que está comigo já faz tempo, mas no começo a minha aula com ele era assim: eu explicava a gramática, passava exercício, a gente ouvia os diálogos do CD umas vezes, e logo em seguida dava uma praticada. A tarefa de casa era fazer os exercícios do livro, e só. Na aula seguinte, unidade nova. Ele até progredia, mas a fala dele era quebrada e hesitante.

Uma dia a gente mudou o rumo das aulas. Eu comecei a usar mais o áudio do CD na aula e diminuí o tempo com gramática. A tarefa de casa agora era ouvir o áudio mais vezes.

Depois de um tempo, ele próprio percebeu que as palavras estavam saindo da sua boca sem precisar ficar pensando. Ele tomou gosto pela coisa e começou a ouvir podcasts fora da aula. Hoje, ele fala coisas toda hora que eu sei que não aprendeu na aula - e fala corretamente.

O que tem acontecido com ele se chama aquisição.

Aquisição X Aprender
Aquisição é um processo natural, inconsciente e não tem como evitar: você ouve algo que compreende, e BOOM! Você adquiriu um pouquinho da língua. Ouça o suficiente e daqui a pouco aquilo sai da sua boca na hora que você quer expressar a ideia correspondente.

É como quando seu amigo usa uma gíria nova que você nunca tinha ouvido antes. Sabe como é? Você ouve ele usando a gíria umas vezes, "pega" o significado, e quando se dá conta já está usando. Você acabou de adquirir um pouquinho mais de português.

Você já é fluente em um idioma, e as pessoas que te criaram são os melhores professores de línguas que você já teve. Sua mãe não discutia filosofia ou narrava o noticiário pra você. Ela se comunicava com frases simples como "Dá" (ao mesmo tempo em que pegava o que queria que você desse) e "Vem cá" (enquanto trazia você para junto dela). Você logo passou a associar áudio com significado. Sem gramática, sem memorizar e sem livro, depois de algum tempo você se tornou fluente.

Agora, aprender língua é bem diferente de aquisição. Aprender é um processo consciente onde você estuda as regras, as formas das estruturas e os símbolos fonéticos. Na verdade, você aprende sobre a língua. Não vai demorar muito para você saber mais sobre inglês que americano!

Para ser sincera, eu não acho que gramática e outros materiais auxiliares sejam o filhote de cruz-credo com deus-me-livre.  Eles podem ser usados como referência e para esclarecer. Mas eu não preciso te dizer quais são os resultados do modelo tradicional de ensino que se apoia fortemente em gramática. Centenas de pessoas testemunharam que na hora de falar, não funciona na pesquisa que eu conduzi com os leitores do Inglês Online.

Você aprende tudo no papel, estuda o livro até as páginas ficarem cheias de orelha e quando você abre a boca, no meio de uma conversa em inglês, aquilo não sai. Numa conversa ao vivo e em tempo real, é simplesmente complicado demais ficar na dependência da memória e tentar lembrar da regra e das palavras certas.

E o que eu faço então para ter essa aquisição?
Você cria um ambiente super propício para sua aquisição. Você ouve, ouve, ouve inglês (e lê também, mas leitura não substitui áudio). Mas se você quer turbinar sua aquisição, não perca tempo com qualquer inglês. "Qualquer inglês é inglês", verdade. Só que você tem muito mais a ganhar focando em áudio compreensível, e a próxima lição explica porque isso é tão importante e como selecionar o áudio mais eficaz para você.

Aproveite e pense nisso:
Como você avalia seu nível de compreensão do inglês falado?
Se você já faz listening, que material você usa e quantos % dele você compreende?
Agora, responda essa: como você avalia a sua expressão verbal - a sua fala?

Percebeu como a compreensão está acima da fala?


Jaqueta da plataforma Mexilhão

A Jaqueta da plataforma de Mexilhão (PMXL-1), construída pelo estaleiro Mauá, começou a ser transportada dia 19/11 em direção à Bacia de Campos. A estrutura possui 182 metros de altura e, depois de instalada, receberá dois grandes módulos de 7 mil toneladas cada.




Na tarde do dia 22/11, a jaqueta - estrutura de aço que serve de base à plataforma e que ficará fixada no fundo do mar - foi lançada na Bacia de Santos. A operação foi realizada a cerca de 140 quilômetros da costa de Caraguatatuba (SP), onde ela irá operar a partir de 2010. Mexilhão será a maior plataforma fixa de gás do país, com capacidade de produção de até 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. 

Dimensões:
da Plataforma de Mexilhão: Altura total 227 metros
da Jaqueta: Altura total 182 metros




Cuidado com seu email

Qual o seu email?
Essa é uma pergunta comum hoje em dia, mas você já parou para pensar sobre o seu email?
O email é uma identificação nossa, usado para diversos tipos de contatos, por amigos do trabalho, da faculdade, familiares e inclusive para contato de entrevistas de emprego.
Muitas pessoas esquecem que para as entrevistas de emprego, para os currículos e comunicações mais sérias, também é necessário incluir o email, e se ele for do tipo: GATÃODE40@XXX.COM, MIMOSINHA@XXX.COM, AMANTEAMODAANTIGA@XXX.COM, entre outros, é claro que elas ficarão no meio do caminho, ou melhor nem se quer participarão de um processo de selação de emprego.
Enfim, não custa nada você ter um email mais formal, para ocasiões formais e um outro email mais liberal, para ocasiões mais liberais.


Até a próxima!

Concurso Petrobrás - Níveis médio e superior

Caro leitor,
Você sabia que  a Petrobrás está com concurso público aberto?
Esse concurso é para o preenchimento de 622 vagas para 56 cargos de nível médio e superior.
Este concurso será o 1º de 2010 denominado PSP 2009-1 e você pode acompanhar o processo no link:
Agora, é com você  basta se inscrever e estudar, estudar bastante!

Informações básicas:

  • Vagas: 622 
  • Escolaridade: Nível médio e superior 
  • Salário: varia de R$ 1.647,19 a R$ 5.685,07
  • Prazo de inscrição: 12 a 29/01/2010
  • Taxa de inscrição: R$ 27 (nível médio); R$ 40 (nível superior)
  • Data da prova: 07/03/2010
  • Instituição Organizadora: Fundação Cesgranrio

Boa Sorte!

Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia

Se você é mais um daqueles que assim como eu, já ouviu falar que o curso de tecnólogo em petróleo e gás é um curso técnico, que não é reconhecido como nível superior, que não vale para fazer provas de concurso público que exigem apenas graduação de qualquer nível superior, então faça o download do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.
É muito importante que todos possamos sempre defender o nosso curso de graduação superior de Tecnólogo em Petróleo e Gás, mas para isso precisamos conhecer todos os meios legais e sem dúvida, saber que esse catálogo (CNCST) existe e que foi criado e aprovado pelo Ministério da Educação, um órgão do Governo Federal, dá até mais ânimo, e ânimo é justamente o que mais precisamos nesta luta, que não termina hoje, nem amanhã e que ainda deve durar algum tempo, mas lutaremos convictos da certeza de nossa vitória para a regulamentação da profissão de tecnólogo, mais esse assunto fica para um próximo post!

Então, até a próxima!

Do you speak english?

Você sabe o que significa "Do you speak english?"
Resposta: Você fala inglês? 

Hoje em dia num mundo globalizado em que vivemos é de suma importância termos conhecimento desta língua estrangeira, e para nós que desejamos ingressar na Indústria do Petróleo, como todos já sabem, é vital saber falar inglês.
Baseado nesta necessidade, semanalmente irei publicar artigos e dicas sobre inglês, aulas em vídeo, áudios, textos, etc.
Portanto, o mais importante é que devemos ter contato contínuo com o "temido" inglês, como dizem os estudiosos, o importante é o LISTEN, ou seja, ouvir diariamente.


See you later!
(Vejo você mais tarde!)

Iniciamos um novo Blog - PortalTPG

Iniciamos hoje um novo blog sobre Petróleo e Gás.
Esse blog não é mais um na vasta imensidão da internet que fala sempre sobre os mesmos assuntos e dá as mesmas informações.
O intuito do PortalTPG é de tentar falar um pouco sobre tudo, sobre os diversos assuntos que podem ser abordados na carreira de Tecnólogo em Petróleo e Gás, sobre as oportunidades que surgem, sobre o que podemos fazer para melhorarmos a nossa carreira, enfim vamos postar sobre vários temas e assuntos sobre o universo que cerca o Tecnólogo em Petróleo e Gás


Seja bem vindo e obrigado por sua participação!


Marcelo de Oliveira
http://portaltpg.blogspot.com