03 março 2010

Vaga de Técnico em Química

Adecco seleciona para contratação temporária em empresa multinacional de Óleo e Gás:

TÉCNICO EM QUÍMICA

  • Ensino técnico em química completo.
  • Experiência anterior em empresas de petróleo como técnico em química. Pode ser estágio;
  • Bom nível de inglês;
  • Disponibilidade para trabalhar na ilha do governador;
  • Disponibilidade de horário; 
  • Salário: R$1450,00 + periculosidade + VT + VR
Os candidatos dentro do perfil deverão enviar cv para scunha@adecco.com.br colocando o nome da vaga no campo assunto.

1ª Feira de Petróleo e Gás da Universidade Estácio de Sá

Acontece entre os dias 10 e 12 de março no campus da Universidade Estácio de Sá no NorteShopping, a primeira feira de petróleo e gás de 2010.
Esta feira é interessante para qualquer estudante e público variados, porém o alvo são os estudantes tanto de Tecnologia em P&G, quanto os de Engenharia de Petróleo, e o horário da feira será das 11:00 às 21:00.
Vale ressaltar que o tema é Passado, Presente, construindo o futuro.
Várias empresas da cadeia produtiva do petróleo estarão presentes a esse evento, vale a pena conferir, pois muitas oportunidades de estágio e empregos começam de uma forma inesperada, em feiras como esta.

Datas do evento: 10,11,12 de março 
Horário: 11:00 às 21:00 
Localização: Unidade Norte Shopping da Universidade Estácio de Sá, situada na Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi, Rio de Janeiro/RJ

Série Especial - Atmosfera Explosiva

Para quem ainda não conhece, esse tema é muito importante e necesário para quem pretende trabalhar na Indústria de Petróleo!



Eu recomendo!

Olimpíada do conhecimento do Senai

Vale a pena dar uma olhada!

Momento de Relax!

Será que funciona assim na perfuração de poços de petróleo?


OGX conclui perfuração do poço 1-MRK-2B-SPS nas águas rasas da Bacia de Santos

A OGX Petróleo e Gás Participações S.A.,maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, comunicou ao mercado, hoje, dia 2 de março, que foi concluída a perfuração do poço 1-MRK-2B-SPS, localizado no bloco BM-S-29, nas águas rasas da Bacia de Santos.O bloco faz parte da concessão em que a OGX detém 65% de participação e o operador Maersk Oil detém 35%. Na sequência da conclusão da perfuração, o operador Maersk Oil protocolou um Plano de Avaliação de Descoberta na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O poço está localizado no bloco BM-S-29 e se situa a aproximadamente 130 km da costa do estado de São Paulo, onde a lâmina d’água é de aproximadamente 100 metros.

No final de fevereiro a OGX concluiu a perfuração no poço 1-OGX-5-RJS, localizado no bloco BM-C-43, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.

O poço OGX-5 foi perfurado até uma profundidade de 4.100 metros tendo encontrado indícios de hidrocarbonetos em reservatórios carbonáticos das seções albiana e aptiana, conforme anunciado nos dias 22 de janeiro e 01 de fevereiro de 2010. Através de testes a cabo realizados após a conclusão da perfuração, também foi identificada a presença de indícios na seção Maastrichtiana, de onde amostras de óleo já foram coletadas.

Com base nas informações obtidas na perfuração do poço, associadas à interpretação dos dados sísmicos 3D, a OGX estima um volume de óleo recuperável para os reservatórios maastrichtianos entre 30 e 90 milhões de barris. O volume estimado para os reservatórios das seções albiana e aptiana ainda está sendo avaliado e seu dimensionamento depende de poços adicionais.

A sonda Ocean Ambassador, utilizada na perfuração deste poço, está sendo deslocada para a próxima locação, o poço exploratório direcional na área do prospecto Vesúvio que, além de testar novos objetivos, também contribuirá para a delimitação da descoberta anunciada anteriormente. Este poço será perfurado no bloco BM-C-41 e o início de sua perfuração está previsto para o mês de março de 2010.

Petrobras retoma operações da Reduc após incêndio

A Petrobras informa que já foram restabelecidas parcialmente as atividades operacionais na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Estima-se para hoje, no correr do dia, a sequência do retorno das unidades, prevendo-se a total normalização da operação no prazo estimado de 10 dias. A Companhia informa que há estoque disponível dos principais produtos para atendimento ao mercado. Houve parada preventiva nas unidades da Refinaria, em decorrência dos procedimentos de combate a um incêndio de pequeno porte na subestação da casa de força principal, ocorrido às 17h do último domingo (28/2) e debelado às 18h30. Conforme a empresa já havia comunicado anteriormente, nNão houve feridos, nem danos ao meio ambiente.

Foi priorizado o retorno da casa de força, bem como a interligação com a Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola (antiga Termorio), para o recebimento de vapor e energia elétrica. Já foi restabelecida parcialmente a interligação elétrica, o que possibilitou a partida da casa de força, cujo gerador de energia elétrica encontra-se em operação para permitir imediatamente o bombeio de produtos para as companhias distribuidoras. Também já opera normalmente a Estação de Tratamento de Águas.

Câmara aprova projeto de capitalização da Petrobras

O projeto permite que a União possa vender à Petrobras, sem licitação, o direito de explorar as atividades de pesquisa e lavra de petróleo, de gás natural e de outros hidrocaboretos fluidos, até 5 bilhões de barris de petróleo e gás natural em áreas ainda não concedidas no pré-sal.

A Câmara dos Deputados aprovou há pouco, em votação simbólica, o texto principal do projeto de lei que trata da capitalização da Petrobras para a exploração do petróleo e gás da camada pré-sal, ressalvadas as emendas e destaques que visam a alterar o texto. Na parte da tarde, os líderes partidários fecharam acordo para votar amanhã (23) as emendas e os destaques ao projeto.

O texto aprovado pelos deputados foi o substitutivo apresentado ao projeto original do governo pelo relator da matéria na comissão especial, deputado João Maia (PR-RN). Na comissão, o relator acolheu duas das 15 emendas apresentadas à proposta. Com isso, os autores das outras emendas poderão destacá-las para apreciação em plenário.

O projeto permite que a União possa vender à Petrobras, sem licitação, o direito de explorar as atividades de pesquisa e lavra de petróleo, de gás natural e de outros hidrocaboretos fluidos, até 5 bilhões de barris de petróleo e gás natural em áreas ainda não concedidas no pré-sal. Autoriza, também, o governo a participar do aumento de capital da empresa com operações realizadas com títulos da dívida pública.

Entre os destaques a serem votados amanhã estão três que pretendem incluir no texto a possibilidade dos atuais 
acionistas da Petrobras, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aumentarem suas participações na estatal com a compra de novas ações com recursos também do FGTS. O relator chegou a admitir essa possibilidade em seu parecer na comissão, mas retirou o dispositivo do texto.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que o governo admite negociar essa possibilidade do uso do 
FGTS para a capitalização da estatal, mas que será necessário negociar o percentual a ser usado pelos acionistas que adquiriram ações da Petrobras com recursos do fundo.

Fonte
Site: Agência Brasil

ANP acha petróleo em bloco na 1ª atividade como operadora

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou ter encontrado indícios de petróleo em bloco marítimo na costa do Rio de Janeiro, no poço 2ANP1RJS, sua primeira descoberta como operadora.

A descoberta foi informada no site da agência na internet, em registro com data de 1º de março.
A autarquia não informa no site a localização exata do bloco e não havia nenhum dirigente imediatamente disponível para dar mais detalhes sobre o assunto.

A ANP contratou a Petrobras no ano passado para realizar perfurações em regiões próximas às recentes grandes descobertas de petróleo no Brasil.

O objetivo da autarquia era encontrar reservatórios em áreas ainda não licitadas com grandes volumes de óleo equivalente que serão utilizados no processo de capitalização da Petrobras pelo governo brasileiro.

Na capitalização, o governo pretende ceder à estatal até 5 bilhões de barris de petróleo, em troca de ações da companhia.

A descoberta da ANP foi feita em lâmina d’água de 1.889 m ao longo da costa do Rio de Janeiro. Não há informações sobre a profundidade do achado ou se ele está localizado no pré-sal.