03 março 2010

OGX conclui perfuração do poço 1-MRK-2B-SPS nas águas rasas da Bacia de Santos

A OGX Petróleo e Gás Participações S.A.,maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, comunicou ao mercado, hoje, dia 2 de março, que foi concluída a perfuração do poço 1-MRK-2B-SPS, localizado no bloco BM-S-29, nas águas rasas da Bacia de Santos.O bloco faz parte da concessão em que a OGX detém 65% de participação e o operador Maersk Oil detém 35%. Na sequência da conclusão da perfuração, o operador Maersk Oil protocolou um Plano de Avaliação de Descoberta na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O poço está localizado no bloco BM-S-29 e se situa a aproximadamente 130 km da costa do estado de São Paulo, onde a lâmina d’água é de aproximadamente 100 metros.

No final de fevereiro a OGX concluiu a perfuração no poço 1-OGX-5-RJS, localizado no bloco BM-C-43, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.

O poço OGX-5 foi perfurado até uma profundidade de 4.100 metros tendo encontrado indícios de hidrocarbonetos em reservatórios carbonáticos das seções albiana e aptiana, conforme anunciado nos dias 22 de janeiro e 01 de fevereiro de 2010. Através de testes a cabo realizados após a conclusão da perfuração, também foi identificada a presença de indícios na seção Maastrichtiana, de onde amostras de óleo já foram coletadas.

Com base nas informações obtidas na perfuração do poço, associadas à interpretação dos dados sísmicos 3D, a OGX estima um volume de óleo recuperável para os reservatórios maastrichtianos entre 30 e 90 milhões de barris. O volume estimado para os reservatórios das seções albiana e aptiana ainda está sendo avaliado e seu dimensionamento depende de poços adicionais.

A sonda Ocean Ambassador, utilizada na perfuração deste poço, está sendo deslocada para a próxima locação, o poço exploratório direcional na área do prospecto Vesúvio que, além de testar novos objetivos, também contribuirá para a delimitação da descoberta anunciada anteriormente. Este poço será perfurado no bloco BM-C-41 e o início de sua perfuração está previsto para o mês de março de 2010.

Nenhum comentário: