07 outubro 2010

Petrobras não atingirá meta de produção de petróleo em 2010

A Petrobras não atingirá a meta de produção de petróleo em 2010, informou nesta terça-feira o gerente executivo de exploração e produção para o Sul e Sudeste da empresa, José Antonio de Figueiredo. Segundo ele, a produção ficará de 2% a 3% abaixo da meta, que era de 2,1 milhões de barris por dia.

Segundo Figueiredo, não houve nenhum evento específico para esse desempenho

- Nós sempre elaboramos metas desafiadoras, para irmos em frente - disse o executivo durante evento com a imprensa na sede da Petrobras para informar sobre o batismo da plataforma P-57, que irá operar no campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos, a 80 km da costa do Espírito Santo.

Petrobras inicia modernização em refinaria de Manaus

A Petrobras informou que começaram na última segunda-feira as obras de modernização da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus, previstas para serem concluídas até 2013. O projeto tem investimentos de R$ 1,4 bilhão. De acordo com a estatal, com a modernização a Reman produzirá combustíveis de melhor qualidade a partir de 2013.

As obras atenderão às novas exigências da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em relação ao teor de enxofre contido na gasolina e no diesel, garantindo o abastecimento da cidade de Manaus, segundo a companhia.

Empresas de petróleo e gás preveem grande volume de contratações para acompanhar expansão do setor

As perspectivas de expansão do segmento de petróleo, gás e energia no Brasil têm estimulado a busca por mão de obra qualificada e equipamentos específicos. Empresas do setor estão investindo em tecnologia e na contratação de profissionais de diferentes áreas para atender a demanda do mercado, como a Statoil e a Aker Solutions, multinacionais norueguesas que aportaram por aqui.

A Statoil está desenvolvendo o seu primeiro campo de petróleo no Brasil, o de Peregrino, na Bacia de Campos (RJ). As plataformas estão praticamente montadas: a previsão é começar o trabalho de perfuração em outubro e iniciar a produção no começo do ano que vem. Para acompanhar este crescimento, que inclui também atividades de exploração de petróleo em outras áreas do país, a filial brasileira da estatal norueguesa prevê a contratação de 43 novos funcionários até 2011.

Líder de RH da Statoil Brasil, Fernando de Carvalho explica que, este ano, serão preenchidas 21 vagas e as 22 restantes ficarão para 2011. Entre os profissionais buscados estão geólogos, geofísicos, engenheiros (de completação de poços, de manutenção, de produção, de perfuração e de operações) e especialistas de contratos e compras, além de supervisores e especialistas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS).

OGX faz mais uma descoberta em Campos

A OGX, empresa de petróleo e gás do grupo do empresário Eike Batista, descobriu hidrocarbonetos na seção albiana do poço OGX20, do bloco BM-C-41, nas águas rasas da parte sul da Bacia de Campos, em que a OGX detém 100% de participação. No dia 20 de setembro, a companhia havia informado presença de hidrocarbonetos em outra na seção deste poço.

Na seção albiana foi identificada uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 80 metros e net pay (área com óleo de fato) de cerca de 50 metros. "A perfuração desta seção continuará a fim de se determinar a coluna e net pay total", informou a empresa, em comunicado. A perfuração do OGX-20, no prospecto Tupungato, vai prosseguir até a profundidade final estimada de 3.650 metros. O poço situa-se a aproximadamente 85 km da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d"água é de aproximadamente 130 metros. A sonda Ocean Ambassador iniciou as atividades de perfuração no dia 05 de setembro de 2010.

Petrobras retoma as plataformas gigantes

A Petrobras batiza amanhã sua primeira plataforma gigante a entrar em operação nos últimos três anos. Com capacidade de 180 mil barris de petróleo por dia, a P-57 deve começar a produzir petróleo no Parque das Baleias, porção norte da Bacia de Campos, no litoral capixaba, no fim de novembro. Desde a P-54, em dezembro de 2007, a estatal só vinha colocando unidades menores em operação. Parte das obras da P-57 foram realizadas no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, onde será a cerimônia de batismo, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, a previsão é que a unidade chegue na locação no fim de outubro, com a produção do primeiro óleo em até quatro semanas depois.

O Espírito Santo é hoje o segundo maior produtor de petróleo do Brasil, com 250 mil barris por dia. Em julho, a Petrobrás anunciou no Estado a primeira produção comercial no pré-sal brasileiro, por meio do navio-plataforma FPSO Capixaba, também na província petrolífera do Parque das Baleias. A P-57 também produzirá apenas óleo do pós-sal - a unidade foi desenhada antes da descoberta do pré-sal na região. Deve atingir sua capacidade máxima em 2011, contribuindo para o aumento da produção nacional de petróleo, que bateu recorde histórico de 2,078 milhões de barris por dia em agosto, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo.