11 agosto 2010

Petrobrás e ANP brigam no pré-sal

A Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) travam uma guerra de bastidores em relação à participação da indústria nacional na exploração das reservas de petróleo que serão repassadas pela União à estatal.

A empresa, principal instrumento do governo na política de fortalecimento da indústria nacional de fornecedores, está pressionando pela redução de 65% para 35% na média de contratação local de equipamentos, segundo fontes do setor.

O argumento, ainda segundo essas fontes, é que a Petrobrás precisa fazer caixa rápido para levar adiante os investimentos no pré-sal. "Isso é inadmissível. Toda a questão central do governo Lula está fundamentada nesse aumento do porcentual do conteúdo nacional. Como é que agora isso mudaria dessa maneira?", criticou o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima.

Porto do Rio terá pólo de tecnologia em petróleo e gás

A região do projeto Porto Maravilha, de revitalização da Zona Portuária, contará, até o primeiro trimestre de 2012, com um pólo de produção de soluções de Tecnologia da Informação (TI) para as áreas de Petróleo e Gás. A previsão é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes que assina, nesta terça-feira, um convênio com cinco entidades para iniciar os estudos para implantar o pólo.

O pólo, chamado Parque Tecnológico Barão de Mauá, ficará em antigas instalações da CEG na Avenida Presidente Vargas, no Centro. O imóvel que é tombado, ocupa uma área de 3 mil metros quadrados, que será reformada. Participam do projeto a Microsoft, a PUC-Rio, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP); a CEG e o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.

IFRJ: 658 oportunidades em cursos grátis

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) receberá até 3 de setembro inscrições na seleção para cursos profissionalizantes técnicos de Nível Médio. São oferecidas 658 chances em turmas de Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Polímeros, Segurança do Trabalho, Informática, Secretariado, Agropecuária, Química e Metrologia.

As chances são para os campi Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Nilo Peçanha - Pinheiral, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda. Candidatos poderão optar por fazer os cursos nos módulos “concomitante” ou “subsequente”.

Para concorrer às vagas nas turmas de técnico em Informática, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Polímeros e Secretariado, é preciso ter o Nível Médio completo ou estar cursando, em 2011, a segunda série. Já as vagas para os cursos técnicos em Química, Segurança do Trabalho e Metrologia são voltadas a candidatos com Nível Médio completo ou que estejam cursando a terceira série em 2011. O Curso Técnico em Agropecuária é aberto a quem tem Nível Médio.

Os interessados devem se cadastrar por meio do site www.ifrj.edu.br. A taxa de participação é no valor de R$ 30. A primeira etapa do processo seletivo está prevista para o dia 24 de outubro. Candidatos terão quatro horas para responder a 25 questões objetivas, assim distribuídas: Língua Portuguesa (10) e Matemática (15). Eles farão ainda a prova de Redação.

BP afirma que poderá explorar novamente poço no Golfo do México

A petrolífera British Petroleum (BP) disse nesta sexta-feira, 6, que poderá algum dia voltar a perfurar e extrair petróleo no lucrativo poço submarino que vazou milhões de barris de petróleo no Golfo do México, destruiu a vida marinha da região e sujou praias.

"Existe muito petróleo e gás natural lá", disse o chefe de operações da empresa, Doug Suttles. "Nós vamos ter que pensar o que fazer com isso em alguma hora".

Acredita-se que o reservatório abaixo do poço que vazou ainda possua petróleo avaliado em US$ 4 bilhões.

Com a BP e seus parceiros enfrentando pagamentos de indenizações no valor de dezenas de bilhões de dólares, o incentivo para voltar a explorar as reservas poderá crescer.

O almirante americano Thad Allen, que chefiou a resposta do governo dos EUA ao vazamento, disse desconhecer os planos futuros da empresa. "Francamente, isso não foi levado a mim, e não estou seguro para que possa comentar essa questão", afirmou.