17 setembro 2010

Poço de petróleo será selado completamente amanhã

A British Petroleum (BP) anunciou nesta sexta-feira (17) que o poço avariado no Golfo de México - causador da maior maré negra da história americana - será selado definitivamento neste sábado (18).

"Espera-se que o poço MC252 esteja completamente selado no sábado", informou a companhia em uma declaração.

As autoridades americanas haviam anunciado horas antes que os engenheiros interceptaram o buraco com um poço auxiliar por onde bombearao concreto dentro e em torno do poço, concluindo definitivamente a selagem.

Interrompida há mais de um mês pela ameaça de uma tempestade tropical, a perfuração do poco auxiliar foi retomada na segunda-feira.

A explosão em 20 de abril da plataforma Deepwater Horizon, explorada pela BP, provocou o vazamento de 4,9 milhões de barris de petróleo ao Golfo de México, a pior maré negra na história dos Estados Unidos.

Petrobrás vai abrir 3 portos e 3 aeroportos até 2016

Novas inaugurações em vários Estados estão sendo programadas para dar suporte às operações do pré-sal

Para dar suporte às operações do pré-sal, a Petrobrás pretende inaugurar três novos portos e três aeroportos entre 2014 e 2016, disse o gerente geral de Exploração e Produção da companhia, Ricardo Albuquerque Araújo, em palestra na Rio Oil & Gas.
Pelo cronograma da companhia, em 2014 serão inaugurados o aeroporto New São Tomé (RJ) e o porto de Ubu (ES). Em 2015, a expectativa é de que entrem em operação um aeroporto e um porto em Santos (SP). E, em 2016, deverão ser inaugurados um aeroporto em Itaguaí (RJ) e um porto em Itajaí (SC).

"A perspectiva de crescimento da logística da Petrobrás nos próximos cinco anos é de 100%", afirmou, destacando que a logística tem de acompanhar o ritmo de crescimento da produção, que vai passar dos atuais 2,7 milhões de barris por dia para 5,3 milhões em 2020, um aumento de 7,1% a cada ano.

Araújo comentou ainda que para deslocar funcionários e equipamentos para as operações no pré-sal da Bacia de Santos - que está a 300 quilômetros da costa - a companhia vai apostar no uso de hubs logísticos, que funcionam como centros de distribuição.

Segundo ele, o número de passageiros transportados anualmente pela companhia vai passar de 800 mil para 1 milhão, até 2016, e o volume de carga vai subir de 400 mil toneladas por ano para 1 milhão até 2020.

Petrolíferas serão obrigadas a reduzir queima de gás natural

Até o fim do próximo mês, as petrolíferas produtoras de petróleo e gás no país (Petrobras, Shell e Chevron) assinarão um termo de ajuste com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) obrigando-as a reduzir em mais de 50% a queima atual de gás natural em suas plataformas. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira pelo diretor da ANP, Victor Martins, ao explicar que a agência decidiu negociar com as operadoras um novo termo de ajuste ao constatar que em junho do ano passado foram queimados 13,4 milhões de metros cúbicos por dia, o equivalente a 23% da produção total de gás.

- Nosso objetivo é atingir um índice de utilização de gás de 95% nos próximos anos - disse Martins.

Segundo Victor Martins, pelos novos termos de ajuste a queima máxima permitida por lei é de 3% podendo chegar a 2% somente em casos especiais autorizados pela ANP, como na realiação de testes de longa duração em campos novos. As empresas terão prazo até 2015 para se ajustarem aos novos termpos. Segundo ele, no último mês de agosto a queima total de gás foi de 6,2 milhões de metros cúbicos por dia, representando cerca de 10% da produpção total de 625 milhões de metros cúbicos por dia.

As companhias que por acaso descumprirem os termos de ajuste previstos pela ANP serão autuadas, podendo sofrer multas.

Parabéns, FORMANDO 2010.1



Eu, Marcelo de Oliveira, representando o PortalTPG, parabenizo a todos os formandos de Gestão de Petróleo e Gás da Universidade Estácio de Sá, que colaram grau ontem, 16/09/2010, no Club Monte Líbano.

A todos nós da turma de 2010.1, que estivemos na Cerimônia de Formatura e participamos desse momento tão intenso e único, e também aos que não puderam estar lá, fica a mensagem de que devemos com fé, prosseguir em frente em busca de nossos ideais, não deixando qualquer pequena gota de água se transformar em um oceano que nos separe de nossos sonhos.

A colação de grau, foi apenas um ato simbólico, mas é a partir desse momento, que podemos soltar o grito preso em nossas gargantas e dizer que somos Tecnólogos em Petróleo e Gás.

Você, que assim como eu, lutou para concretizar um sonho, ser um Tecnólogo em PeG, sabe que teremos muitas responsabilidades a cumprir, decisões importantes a tomar, devemos ter em mente que precisamos ter sabedoria e bom senso.

Claro que esse é apenas o início de nossa caminhada, muitas coisas acontecerão, supresas, alegrias, derrotas, alguns até já conseguiram sua vaga na Indústria de PeG, outros ainda estão lutando.


Agora fica o sonho de podermos ser reconhecidos profissionalmente diante da Petrobras, e na verdade acho que até podemos fazer algo para que isso mude, mas vamos deixar essa idéia um pouco mais para frente.

É como disse a música ontem: "Valeu a pena..."

E fica aqui registrado um abraço especial ao Prof. Fernandão, um exemplo a ser seguido!

Parabéns!