18 abril 2010

A formação de profissionais em logística: algumas considerações

A formação e o desenvolvimento profissionais são assuntos debatidos, regularmente, quando se discutem os relacionamentos entre o indivíduo, a escola e o trabalho. Em nossa sociedade, a maior parte dos integrantes que ingressa no processo educacional o faz na expectativa de obter instrumental necessário à sua realização pessoal e, principalmente, à sua empregabilidade. Na prática, o produto final do processo educacional consiste na aquisição de um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que tornem o indivíduo apto para exercer determinada especialização profissional. Essa aquisição ocorre em diversos níveis, entre eles o de pós-graduação lato sensu, os chamados MBA. Esses cursos tanto podem ter uma abordagem generalista (MBA em Gestão Empresarial) como também uma específica; por exemplo, em Logística.

A importância da Logística


Por muitas vezes nos dia de hoje, ouvimos falar e vemos muito a palavra logística.Muitas pessoas acreditam que a logística está relacionada somente com transporte, muitos não tem a mínima idéia do que seja, outros acham que é alguma coisa relacionada com lógica ou entrega de um produto à um determinado local.

A logística tem grande influência em nossas vidas, principalmente nos dias de hoje.Todos os bens de consumo utilizam-se de processos logísticos até que estejam disponíveis para consumo no seu cliente final.