25 julho 2010

China ainda investiga explosão: acidente no porto de Dalian ocorreu durante limpeza de duto

Os primeiros detalhes sobre o maior vazamento de óleo já ocorrido na China foram divulgados nesta sexta-feira, ao mesmo tempo em que grupos de ambientalistas pressionavam o governo a fazer um esforço maior de alerta sobre riscos aos moradores das localidades próximas ao porto de Dalian, afirmando que há crianças brincando nas praias da região. Nesta sexta, o governo chinês não forneceu qualquer atualização sobre o trabalho de limpeza do óleo, nem sobre o tamanho da mancha negra que, segundo os últimos informes, tinha 430 quilômetros quadrados na região próxima a Dalian.

Segundo uma declaração divulgada nesta sexta-feira no site do Escritório Estatal de Segurança no Trabalho, a explosão ocorreu quando trabalhadores injetavam no oleoduto uma substância química para retirar resíduos sulfúricos do petróleo, logo após o descarregamento de óleo por um navio-tanque. A nota acrescenta que a explosão continua sendo investigada.

O oleoduto pertence à petrolífera estatal China National Petroleum Corp., maior produtora de petróleo e gás da Ásia em volume. De acordo com a agência oficial de notícias Xinhua, as operações petrolíferas foram retomadas no porto de Dalian.

O Ministério dos Transportes da China determinou a todos os portos do país que adotem um plano de emergência para responder a acidentes como o ocorrido em Dalian, o segundo maior porto da China, por onde escoam commodities como petróleo e minério de ferro.