25 fevereiro 2010

Após quarenta anos de autonomia, a Petrobras voltou a importar gasolina


Prejudicada pela crise do etanol, a estatal foi obrigada a comprar o combustível da Venezuela, que já recebeu encomendas futuras.
A gasolina importada vai chegar ao Brasil ainda em fevereiro. Segundo a Petrobras, foram importados 270.000 metros cúbicos do combustível – o equivalente a 2 milhões de barris. “Para os meses subsequentes, a Petrobras está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado”, informou a estatal.
As fortes chuvas de verão interromperam a colheita de cana-de-açúcar no país, o que prejudicou a produção do etanol. Além disso, parte da cana colhida para a produção do combustível precisou ser usada na produção de açúcar, que tem excelente cotação no mercado internacional. Dessa forma, a oferta do bicombustível tornou-se inferior à demanda.
O quadro provocou a alta nos preços do etanol além de pontuais desabastecimentos nas bombas. O álcool mais caro levou os donos de carros flex a preferirem abastecer somente com gasolina. O aumento na demanda cresceu ainda mais porque em 1º de fevereiro entrou em vigor uma lei que diminui de 25% para 20% a mistura de etanol na gasolina. Acredita-se que o mercado só deve se estabilizar com o início da safra, que em algumas usinas será antecipada de abril para o fim deste mês.

Prefeitura de Itaboraí promove cursos na área de Petróleo e Gás

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí, promoverá a partir do dia 6 de março, cursos de Qualificação Profissional para jovens de 18 a 22 anos inscritos no cadastro único. Com duração de três meses, os cursos têm como objetivo a qualificação da mão-de-obra local e a ampliação de oportunidades junto ao pólo petroquímico instalado na região.
Segundo a Secretária Rosália Soares, os cursos serão divididos em 7 turmas, tais como: Petróleo e Gás e Operador de Produção de Petróleo e Derivados, ministrados na Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha; Refino de Petróleo e Derivados e Instalação Elétrica Industrial e Predial, que acontecerão na Escola Municipal Sidnei da Silva, em Itambi; Em Nancilândia, na Escola Municipal Marly Cid, funcionarão os cursos de Plataformista, Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde e Exploração de Petróleo e Derivados.

OGX finaliza perfuração em poço da Bacia de Campos

A OGX, companhia de petróleo e gás que faz parte do grupo comandado pelo empresário Eike Batista, informou hoje ter concluído a perfuração do poço OGX-5, localizado em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos, com indícios de hidrocarbonetos na seção maastrichtiana. A perfuração, que alcançou profundidade de 4,1 mil metros, encontrou anteriormente indícios de hidrocarbonetos em reservatórios das seções albiana e aptiana, além dos indícios na maastrichtiana.
Nesta seção, há indicações da presença de hidrocarbonetos com volume de óleo recuperável estimado entre 30 milhões e 90 milhões de barris. A empresa explicou que o volume estimado para os reservatórios das seções albiana e aptiana ainda está sendo avaliado.
O poço 1-OGX-5-RJS está localizado no bloco BM-C-43, no qual a OGX detém 100% de participação. Com o fim da perfuração no bloco, a sonda Ocean Ambassador será deslocada para a área do prospecto Vesúvio, no bloco BM-C-41, cuja perfuração deve ser iniciada em março.


Fonte
Site: Agência Fstado

Petrobras descobre mais duas reservas de petróleo na Bacia de Campos

A Petrobras informou hoje (25) que descobriu dois novos reservatórios de petróleo na Bacia de Campos, no litoral fluminense, que podem ter juntos 65 milhões de barris. O primeiro se encontra na camada pré-sal, e outro, no pós-sal (acima da camada de sal), na área de Barracuda, a 100 quilômetros do Rio de Janeiro, onde a profundidade chega a 860 metros.
A reserva descoberta no pré-sal está localizada a 4.340 metros de profundidade. Estimativas indicam que este reservatório teria 40 milhões de barris de óleo leve. Já a descoberta no pós-sal está localizada em reservatórios arenosos, com reserva estimada em 25 milhões de barris.
Segundo nota divulgada pela Petrobras, a empresa já tem uma estrutura de produção e escoamento em Barracuda. A ideia é que a produção fique a cargo da Plataforma P-43, que já opera na área. Um plano de avaliação será entregue, em breve, à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Fonte
Autor: Vitor Abdala
Site: Agência Brasil

O Caso da Plataforma Central de Enchova (PCE-1) - Blowout

Este acidente vitimou 37 trabalhadores nesta plataforma (PCE-1), quando uma das “baleeiras” utilizadas durante a operação de abandono despencou no mar, causando um dos maiores acidentes da Bacia de Campos.
Assista ao vídeo!

Chegou a nossa vez!

Vamos rir um pouquinho, só para relaxar!


Escoamento de óleo por dutos

Esse vídeo é realmente interessante pois nos mostra o caminho que o óleo percorre quando está sendo enviado  para as refinarias. Todo o processo inicia numa PRA, ou seja, Plataforma de Rebombeamento Autônoma, e sua primeira parada será feita na Estação de Barra do Furado, no município de Quissamã.
Quer saber mais, então mãos à obra!