25 fevereiro 2010

Após quarenta anos de autonomia, a Petrobras voltou a importar gasolina


Prejudicada pela crise do etanol, a estatal foi obrigada a comprar o combustível da Venezuela, que já recebeu encomendas futuras.
A gasolina importada vai chegar ao Brasil ainda em fevereiro. Segundo a Petrobras, foram importados 270.000 metros cúbicos do combustível – o equivalente a 2 milhões de barris. “Para os meses subsequentes, a Petrobras está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado”, informou a estatal.
As fortes chuvas de verão interromperam a colheita de cana-de-açúcar no país, o que prejudicou a produção do etanol. Além disso, parte da cana colhida para a produção do combustível precisou ser usada na produção de açúcar, que tem excelente cotação no mercado internacional. Dessa forma, a oferta do bicombustível tornou-se inferior à demanda.
O quadro provocou a alta nos preços do etanol além de pontuais desabastecimentos nas bombas. O álcool mais caro levou os donos de carros flex a preferirem abastecer somente com gasolina. O aumento na demanda cresceu ainda mais porque em 1º de fevereiro entrou em vigor uma lei que diminui de 25% para 20% a mistura de etanol na gasolina. Acredita-se que o mercado só deve se estabilizar com o início da safra, que em algumas usinas será antecipada de abril para o fim deste mês.

Nenhum comentário: