09 abril 2010

Momento de Reflexão

Todos nós aqui do Rio de Janeiro, nesta última semana, estamos vivendo dias difíceis, pois a chuva intensa que não para está derrubando encostas, e deixando boa parte da população sem moradia, moradia esta construida com muito suor.
Se você tem parentes que foram vítimas de alguma forma neste caos, peça que Deus tenha misericórdia dessas vidas, se não tem nenhum parente ou não conhece ninguém que está passando dificuldades por causa das chuvas, peça também, pois nada melhor num momento como esse, do que carinho, ajuda, compreensão e oração.
Eu dou graças a Deus, por minha família, que não teve nenhum problema com as chuvas.



Novo poço confirma potencial de óleo leve em Tupi

A perfuração de mais um poço na área de Tupi confirmou o potencial de petróleo leve nos reservatórios do pré-sal daquela área, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos. O novo poço, denominado 3-BRSA-795-RJS (3-RJS-666), e informalmente conhecido como Tupi OW, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em profundidade de água de 2.131 metros, a cerca de 270 km da costa do Rio de Janeiro e a 12,5 km a nordeste do poço descobridor 1-RJS-628 (1-BRSA-369).

A descoberta, comunicada na quarta-feira (7) à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural (ANP), foi comprovada por amostragens de petróleo leve (cerca de 250API) em teste nos reservatórios localizados A profundidades maiores do que as constatadas pelos poços perfurados anteriormente.

A conjunção das informações obtidas neste poço com as obtidas nas demais perfurações reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi.

O consórcio, formado pela Petrobras (65% – Operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Plano de Avaliação, aprovado pela ANP, que prevê a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010.

Tecnólogos muita atenção! - Governo reconhece novas profissões e ocupações, mas nem todas são regidas por lei

Bom dia leitor,
Recebi um email, de uma participante de um grupo do qual faço parte no yahoo, o ABTPG, que relata sobre a regulamentação das novas CBO's, Classificação Brasileira de Ocupações, pelo Poder Legislativo. Abaixo segue o relato na íntegra, mas vale ressaltar que meu amigo Victor, do Tecnopeg, a algum tempo atrás fala também sobre o CBO, vale a pena ver de novo!

Email:

RIO - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu quatro novas profissões, 47 ocupações e 84 titulações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que passa a contar com um arquivo de 607 profissões (denominadas famílias), 2.511 ocupações e 7.419 titulações. A lista é utilizada como base na elaboração de políticas públicas e pagamento de benefícios aos trabalhadores brasileiros. O problema é que nem todas as ocupações reconhecidas contam com legislação.
Ao apresentar a atualização da CBO, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, explicou que apenas 84 das 2.511 ocupações são regidas por lei. Ou seja: a maioria existe sem regulamentação pelo Poder Legislativo ou sem ter passado pelo Congresso Nacional, informou o ministro. A CBO proporciona ao trabalhador o reconhecimento oficial da sua profissão, seja ela regulamentada ou não por lei.
Entre as principais atualizações da classificação, estão a inclusão de novas categorias de tecnólogos e dos profissionais da saúde da família, para atender a uma demanda do Ministério da Saúde. As novas categorias são tecnólogo em gestão de turismo; tecnólogo em gestão financeira; tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistema; tecnólogo em segurança da informação; tecnólogo em petróleo e gás; engenheiros de alimentos e afins; tecnólogo de alimentos e tecnólogo em produção cultural.
O MTE explicou que a atualização do documento ocorre para acompanhar mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais o país vem passando, que implicam modificações estruturais no mercado de trabalho. As modificações e inclusões da CBO são elaboradas com a participação efetiva de representantes dos profissionais de cada área, em todo o Brasil.