09 abril 2010

Novo poço confirma potencial de óleo leve em Tupi

A perfuração de mais um poço na área de Tupi confirmou o potencial de petróleo leve nos reservatórios do pré-sal daquela área, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos. O novo poço, denominado 3-BRSA-795-RJS (3-RJS-666), e informalmente conhecido como Tupi OW, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em profundidade de água de 2.131 metros, a cerca de 270 km da costa do Rio de Janeiro e a 12,5 km a nordeste do poço descobridor 1-RJS-628 (1-BRSA-369).

A descoberta, comunicada na quarta-feira (7) à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural (ANP), foi comprovada por amostragens de petróleo leve (cerca de 250API) em teste nos reservatórios localizados A profundidades maiores do que as constatadas pelos poços perfurados anteriormente.

A conjunção das informações obtidas neste poço com as obtidas nas demais perfurações reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi.

O consórcio, formado pela Petrobras (65% – Operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Plano de Avaliação, aprovado pela ANP, que prevê a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010.

Nenhum comentário: