18 maio 2010

BP diz ter avançado na luta contra mancha de petróleo nos EUA


A gigante petroleira BP disse na segunda-feira que "virou a esquina" na luta contra o vazamento de petróleo no golfo do México, embora a empresa enfrente novos questionamentos sobre a segurança no setor.

A britânica BP disse que o mais recente "remendo" - um sifão de 1,6 quilômetro, colocado por robôs na boca do poço no leito marinho - está capturando quase um quinto do petróleo que vaza.


Poços de petróleo são fechados voluntariamente no Golfo

Mais dois poços de petróleo e gás natural foram fechados voluntariamente nesta segunda-feira, por causa do maciço vazamento de petróleo no Golfo do México, informou o Departamento de Reservas Naturais do Estado da Louisiana (EUA). Ambos os poços são explorados pela subsidiária americana da petrolífera japonesa Nippon Oil, informou o departamento. As fontes estão nos blocos Main Pass 76 e South Pass 31. Na semana passada, a Milagro Exploration informou o fechamento de poços no bloco 20.

Tanto o governo dos Estados Unidos quanto a British Petroleum (BP), que explora a fonte que está vazando, foram incapazes, até o momento, de conter o vazamento após a explosão de uma plataforma em abril. O vazamento ameaça se transformar no pior desastre ambiental provocado pelo homem e está levantando questões sobre o futuro da exploração de petróleo em águas profundas nos Estados Unidos.