06 maio 2010

ANP anuncia medidas para reforçar segurança de plataformas de petróleo

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) cobrará das companhias petroleiras informações sobre os sistemas de controle dos poços de exploração offshore, após a explosão da plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México, acidente que provocou o maior vazamento de óleo nos Estados Unidos em mais de vinte anos.

Em nota, a ANP informa que o material enviado pelas concessionárias será analisado pelos técnicos da agência. Além disso, as empresas terão que reavaliar seus planos de emergência, para posterior análise por técnicos da agência.

Petrobras põe à venda postos e refinaria na Argentina


Após ver suas margens de lucro comprimidas pelo controle de preço dos combustíveis imposto pela Argentina, a Petrobras decidiu vender parte de seus negócios de refino e distribuição no país vizinho e focar sua atuação na extração de petróleo e gás.

Controladora da Petrobras Energía na Argentina, a estatal brasileira colocou à venda a refinaria San Lorenzo, parte da sua rede de 600 postos e ainda ativos na área de energia elétrica, todos herdados com a aquisição da Perez Companc, em 2002.

Bom tempo ajuda combate a mancha de petróleo nos EUA


Uma frota de quase 200 embarcações enfrentava na terça-feira a mancha de petróleo no golfo do México, aproveitando o bom tempo para tentar limitar seu impacto sobre a costa norte-americana.

A empresa BP, sob intensa pressão dos EUA, luta para tampar o poço submarino de onde jorra petróleo desde a explosão que afundou uma plataforma marítima na área. O acidente levou o governo dos EUA a adiar seus planos para autorizar novas atividades de prospecção no golfo do México.