06 agosto 2010

Evento na Unicamp aborda petróleo e gás

O centro de convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sedia amanhã, às 9 horas, o evento "Oportunidades de Negócios no Setor de Petróleo e Gás Natural", na rua Elis Regina, 131. No encontro serão apresentados mecanismos de participação nos cadastros de fornecedores da Petrobras e do Sistema de Cadastro de Fornecedores para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, formado por nove operadoras internacionais desse ramo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Petrobras, deverão ser investidos na indústria do setor e gás natural no Brasil mais de US$ 40 bilhões anuais, até 2014. Nos próximos meses, haverá mais cinco edições do evento em outras regiões do estado. Depois de Campinas, será a vez de Sertãozinho receber o encontro (5 de setembro).

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realizou, ao longo do mês de junho, uma série de eventos para divulgação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás Natural em seu portal, além de bens e serviços demandados e os procedimentos e exigências para cadastramento de fornecedores na Petrobras.

BP diz que conseguiu tampar poço de petróleo

A British Petroleum (BP) afirmou ontem que, após três meses e meio, conseguiu estancar o vazamento de petróleo no Golfo do México. Segundo a empresa, o processo de bombear cimento fresco para o fundo do mar com o objetivo de fechar o poço foi bem-sucedido. Um dia antes, equipes arrastaram toneladas de lama pesada para tentar empurrar o óleo na superfície de volta para a fonte do vazamento, no fundo do mar. O cimento foi o passo seguinte da operação, batizada pela empresa de "morte estática".

"Ainda não é o fim, mas podemos praticamente afirmar que não há chances de o óleo continuar vazando no meio ambiente", afirmou o almirante aposentado Thad Allen, que supervisiona o vazamento no golfo a pedido do governo americano.

O avanço é mais um capítulo na batalha para conter o vazamento. Nesta semana, um relatório do governo indicou que cerca de 25% do óleo que vazou continua na natureza. Pescadores que trabalham na Flórida, no entanto, afirmam que banhistas e mergulhadores continuam encontrando petróleo em áreas que foram declaradas limpas pelo governo.

IFRJ abre processo seletivo para 658 vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) está com inscrições abertas, até 03 de setembro de 2010, para o preenchimento de 658 vagas em curso técnicos para o ano letivo de 2011.
Para concorrer aos cursos técnicos em Informática, Meio-Ambiente, Petróleo e Gás, Polímeros e Secretariado é preciso possuir o ensino médio completo ou estar cursando, em 2011, a segunda série. Já as vagas para os cursos técnicos em Química, Segurança do Trabalho e Metrologia são voltados para candidatos com o ensino médio completo ou que estejam cursando, em 2011, a terceira série. O curso técnico em Agropecuária é aberto a quem possui o ensino médio completo.
Os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$30. Os interessados devem fazer inscrição no site do IFRJ .
As vagas estão distribuídas pelos Campi Arraial do Cabo (Curso: Meio Ambiente - 70 vagas), Duque de Caxias (Cursos: Petróleo e Gás - 64 vagas; Polímeros - 64 vagas; e Segurança do Trabalho - 64 vagas), Nilo Peçanha - Pinheiral (Cursos: Informática - 50 vagas; Secretariado - 60 vagas; e Agropecuária - 10 vagas); Rio de Janeiro (Curso: Química - 60 vagas); São Gonçalo (Curso: Segurança do Trabalho - 144 vagas); e Volta Redonda (Metrologia - 72 vagas).