08 junho 2010

Petrobras detecta vazamento de petróleo na Bacia de Campos


A Petrobras identificou ontem (07/06/2010) um vazamento de cerca de 1.500 litros de petróleo perto de uma de suas plataformas nas águas da Bacia de Campos.
O vazamento, que já foi controlado, foi localizado a 160 quilômetros da costa da cidade fluminense de Macaé, nas proximidades da plataforma de tratamento e armazenamento de petróleo P-47, explica a Petrobras em comunicado.
O vazamento foi identificado às 6h20 de Brasília em um dos encanamentos que transfere o petróleo da plataforma para uma embarcação.
Segundo esta versão, o vazamento aconteceu antes do começo da operação de transferência do petróleo e a companhia ativou o protocolo de emergência para evitar riscos pessoais e ambientais.
A Petrobras utilizou um helicóptero e quatro embarcações para as tarefas de controle do vazamento e constatou posteriormente que não havia restos de petróleo no litoral.
Em janeiro de 2000, a Petrobras foi responsável por um derramamento de mais de mil toneladas de petróleo na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.