24 janeiro 2010

Falta profissional no mercado de trabalho?

Recentemente tenho recebido vários emails de um grupo ao qual faço parte, relatando a possível falta de vagas de emprego para profissionais da área de engenharia no mercado de trabalho.

Isso me lembra muito o mesmo problema que nós, estudantes ou profissionais tecnólogos em petróleo e gás, temos vivenciado bem de perto já a algum tempo.

O mercado de trabalho ainda é ignorante, no pleno sentido da palavra, o sentido de ignorar a existência de algo ou alguma coisa ou mesmo alguém, quanto ao significado da profissão de tecnólogo em p&g.

Sempre fomos posto à margem, não no sentido figurado, mas sim no sentido real, de sermos tratados como marginais no que diz respeito aos nossos direitos à uma possível vaga de trabalho ou mesmo de um simples estágio (o que eu nunca consegui!), ou seja, nunca fomos aceitos por sermos ignorados. Enfim, o fato é, que sempre foi e ainda é difícil conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho, claro que existem exceções à regra, eu mesmo conheço dois profissionais que sendo tecnólogos conseguiram trabalhar na área de p&g, o Victor do Tecnopeg, e um professor que tive de Instalações Submarinas, Bruno Cypreste.

Talvez você possa estar pensando agora: "- Viu, pimenta nos olhos dos outros é refresco!". Eu digo que negativo quanto a uma afirmativa como essa, é um ledo engano pensar desta forma, pois o problema que os engenheiros vivem é exatamente o mesmo que o nosso:
  • Um mercado de trabalho competitivo;
  • Um mercado de trabalho exigente;
  • Um mercado de trabalho qualificado;
  • Um mercado de trabalho restrito;
  • Um mercado de trabalho seletivo;
  • Um mercado de trabalho competente.

O que eu entendo disso tudo, é que: 
  • A Faculdade não forma ninguém, ela informa por onde você deve seguir;
  • A Faculdade deveria interagir com o mercado de trabalho buscando atualizar as informações que são passadas aos alunos, o que nem sempre acontece;
  • Os alunos deveriam buscar mais informações sobre a carreira a qual desejam cursar, e não ficar pensando que a faculdade irá entregar tudo pronto nas mãos deles;
  • Os alunos deveriam entender que a faculdade não é uma instituição familiar, que ela não irá abrir uma porta de emprego para ele, nem mesmo um estágio, nunca, jamais, em tempo algum, isso ocorrerá. O problema é que muitos alunos ficam esperando muito da faculdade, quando o real papel dela neste contrato firmado entre as duas parte, é apenas o de qualificar didaticamente, ela apenas indica, mostra, aponta, o caminho que o aluno deve seguir, mas ele faz isso se quiser ou tiver capacidade, pois muitas vezes é realmente dificil conseguir alguma vaga de emprego no mercado de trabalho na área de p&g.
Para finalizar vejo que, pau que bate em chico, bate em Francisco, ou seja, o mesmo problema existe tanto para os engenheiros quanto para os tecnólogos, e o que devemos fazer é nos qualificar sempre e de todas as formas possíveis.

Não pense que quem consegue emprego são só os que tem QI, pelo contrário, o mercado de trabalho exigente como é, não aceitará um funcionário novo apenas porque foi indicado por Ciclano ou Beltrano, o mercado de trabalho certamente irá em cima dele como uma ave de rapina, vendo as qualidades deste funcionário, se sabe trabalhar em equipe, se sabe trabalhar sob pressão constante, se sabe liderar ou ser liderado, se tem capacidade para assumir cargos de responsabilidade, se tem caráter, se conhece a si mesmo antes de tentar conhecer o outro, enfim, e se esse simples e frágil funcionário não tiver todas essas e outras qualificações, o mercado apenas o devora e depois o rejeita.

Marcelo de Oliveira

Vaga de Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho 

Desejável:
  • Rapazes com experiência comprovada.
  • Domínio em Informática, disponibilidade para início imediato e que seja ORIUNDO DE METALURGICA e CONSTRUÇAO CIVIL.
Local de Trabalho:
  • Realengo
Horário de Trabalho:
  • 08:00 as 18:00 hs - Seg. a Sexta
Salário:
  • R$ 1.800,00 reais
Escolaridade:
  • Médio Completo / Superior Cursando
Benefícios:
  • VT + Plano de Saúde + Seguro de Vida
Enviar currículo com Pretensão Salarial para: marcia.dias@genterh.com.br

EM ASSUNTO: TEC. SEGURANÇA DO TRABALHO

Vaga de Técnico em Segurança do Trabalho Sênior

High Profile Consultoria em Recursos Humanos seleciona profissionais para indústria multinacional.
Os candidatos deverão apresentar experiência no segmento industrial.

Formação:

  • Nível técnico em Segurança do Trabalho. Desejável nível superior.
Idioma:
  • Inglês avançado (imprescindível).
Conhecimento técnico:
  • Sistema Integrado (ISO 9001).
Desejável:
  • ISO 14001 e OHSAS 18001.
A empresa oferece:
  • Contratação CLT e excelentes benefícios.
Os candidatos interessados deverão enviar CV, com pretensão salarial, pararecrutamento@highprofilerh.com.br> recrutamento@highprofilerh.com.br. Favor identificar a oportunidade de interesse, no assunto.
Informamos que os currículos serão analisados com base no perfil da posição e que entraremos em contato somente com os candidatos que atenderem aos requisitos do cargo.

Uma FPSO Cilíndrica?

Você sabia, que nem todas as plataformas FPSO, são construídas no formato padrão de uma embarcação, ou seja, nem todas tem a forma de um navio.

A Empresa SEVAN Marine, localizada na Noruega, desenvolveu uma plataforma cilíndrica apropriada para todos os ambientes offshore.

A unidade, que é o primeiro FPSO cilíndrico, está operando para a Petrobras SA no campo de Piranema, localizado nas águas profundas de Sergipe. Instalada em lâmina d'água de 1.100 metros, o FPSO Sevan Piranema está interligada a três poços, dois poços produtores, e um de injeção de gás. Os atuais níveis de produção diária é de aproximadamente 5.000 barris de petróleo produzidos e 800.000 m3 de re-injeção de gás.

Durante 2009, mais três poços foram conectados à unidade, dos quais dois são dedicados a injeção de gás e o terceiro para a produção. Isto marca a conclusão da primeira fase do projeto de desenvolvimento de Piranema. Posteriormente os níveis de produção diária é esperado um aumento de 15.000 barris de petróleo produzido e 2 milhões de m3 de gás reinjeção.

No final de 2008, a produção acumulada do FPSO Sevan Piranema atingiu 3,5 milhões de barris de petróleo. 17 operações de descarregamento de petroleiros para exportação tinham sido realizadas, todos eles com um elevado nível de eficiência.



Um passeio na Plataforma - do lado de fora!

Encontrei um vídeo no YT que é para quem vive sonhando em trabalhar embarcado, passando por momentos maravilhosos dentro de uma FPSO, não quero desestimular ninguém, pois se eu puder "tô lá correndo', mas é sempre bom saber onde você está querendo se meter.
O vídeo mostra como é relaxante e confortável o mar aberto, e de como ele transforma uma enorme embarcação em apenas um simples barquinho de papel.
Verdadeiramente, tem que ter coragem pra enfrentar um mar agitado assim, dê só uma olhada!


Teste de Longa Duração do campo Tupi

Segundo Mário Carminatti, gerente da estatal, o projeto piloto deve começar em 2010.
Campo de Tupi tem reservas estimadas em até 8 bilhões de barris de petróleo.
A Petrobras só deve começar os testes de longa duração no campo de Tupi em 2010. De acordo com o gerente geral de exploração das bacias da costa sul da Petrobras, Mário Carminatti, o projeto piloto no campo de Tupi deve começar em 2010, com uma produção diária de 100 mil barris de petróleo e de 3 milhões de metros cúbicos de gás.
O campo de Tupi, nova fronteira exploratória do país, tem reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo. O campo faz parte da Bacia de Santos, próximo ao litoral do Rio de Janeiro.


Pré-Sal - Parte 3

A Sísmica neste vídeo está sendo bem abordada, ela pode ser comparada ao ultra-som de uma gestante durante os teste de gravidez. Alguns tópicos sobre perfuração no Sal e depois temos mais uma passada pela plataforma FPSO BW Cidade de São Vicente que está operando no Teste de Longa Duração da área de Tupi, no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.
Uma boa dica, é assistir a esse vídeo!

Uma reportagem produzida por Gislene Nogueira.