24 janeiro 2010

Uma FPSO Cilíndrica?

Você sabia, que nem todas as plataformas FPSO, são construídas no formato padrão de uma embarcação, ou seja, nem todas tem a forma de um navio.

A Empresa SEVAN Marine, localizada na Noruega, desenvolveu uma plataforma cilíndrica apropriada para todos os ambientes offshore.

A unidade, que é o primeiro FPSO cilíndrico, está operando para a Petrobras SA no campo de Piranema, localizado nas águas profundas de Sergipe. Instalada em lâmina d'água de 1.100 metros, o FPSO Sevan Piranema está interligada a três poços, dois poços produtores, e um de injeção de gás. Os atuais níveis de produção diária é de aproximadamente 5.000 barris de petróleo produzidos e 800.000 m3 de re-injeção de gás.

Durante 2009, mais três poços foram conectados à unidade, dos quais dois são dedicados a injeção de gás e o terceiro para a produção. Isto marca a conclusão da primeira fase do projeto de desenvolvimento de Piranema. Posteriormente os níveis de produção diária é esperado um aumento de 15.000 barris de petróleo produzido e 2 milhões de m3 de gás reinjeção.

No final de 2008, a produção acumulada do FPSO Sevan Piranema atingiu 3,5 milhões de barris de petróleo. 17 operações de descarregamento de petroleiros para exportação tinham sido realizadas, todos eles com um elevado nível de eficiência.



Nenhum comentário: