31 março 2010

Brasil precisa formar mão de obra especializada em petróleo e gás de forma acelerada

A formação de engenheiros, técnicos e operários para a exploração de petróleo e gás é o grande desafio brasileiro para o aproveitamento das novas reservas descobertas na camada pré-sal . Esta foi a principal conclusão dos participantes da audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) na noite desta segunda-feira (29).

A audiência foi o 5º painel do ciclo de debates Agenda Desafio 2009-2015 - Recursos Humanos para Inovação e Competitividade, proposta pelo presidente da Comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL). O painel teve como título "Desafios, necessidades e perspectivas na formação e capacitação de recursos humanos para exploração, refino e distribuição dos produtos existentes nas reservas petrolíferas do pré-sal".

O primeiro a se manifestar foi o presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto. Ele afirmou que a metodologia utilizada pelo governo brasileiro para a formação dos recursos humanos necessários à exploração do petróleo do pré-sal é diferente da usual. Segundo ele, a partir do projeto estabelecido, o país tem procurado adequar a formação da mão de obra necessária, em tempo hábil.

Lima Neto também salientou a necessidade de se reforçar a expertise de empresas de engenharia no Brasil. Ele disse que o país já teve grandes e competentes empresas de engenharia, mas a atuação e competência dessas empresas foram diminuindo ao longo dos anos.

Em seguida falou Marcelo Taulois, diretor-presidente da Aker Solutions do Brasil, uma multinacional de origem norueguesa. Ele falou da grande dificuldade da empresa em obter mão de obra qualificada. Segundo ele, um engenheiro recém-formado leva cinco anos para ser preparado para atuar neste mercado.

A empresa, que tinha 350 funcionários em 2007, hoje conta com 850 e pretende chegar a pelo menos 1,2 mil em 2012. Taulois afirmou que 4% dos custos com funcionários da empresa no Brasil é gasto em treinamento, fato sem similar em suas filiais em outros países.

- A demanda é muito maior do que qualquer pessoa aqui imagina - sentenciou, estimando que 200 mil novos profissionais terão de ser qualificados nos próximos dois anos.

Outro problema enfatizado por Taulois diz respeito aos fornecedores. Segundo ele, a Aker Solutions do Brasil tem um grupo de 16 engenheiros para ensinar aos fornecedores - são 78 no total - como elaborar os produtos necessários à empresa, que fabrica, entre outras coisas, a máquina que fica no fundo do mar abrindo e fechando válvulas dos diversos postos explorados.

Fonte
Site: Agência Senado

Pré-Sal - Parte 6

Com esse vídeo, finalizamos a série sobre pré-sal, onde podemos acompanhar o dia a dia dentro de uma plataforma.
Vale a pena sonhar em um dia poder também estar vestindo um uniforme laranja, claro que nem todos sonham com isso, mas para aqueles que desejam e buscam a realização desse sonho, desejo muita Fé e  Persistência.

Um grande abraço a todos!

Uma reportagem produzida por Gislene Nogueira.

Ecologistas criticam Obama por autorizar prospecção marítima de petróleo

Os defensores do meio ambiente criticaram nesta quarta-feira, dia 31, a decisão do presidente Barack Obama de abrir a prospecção de petróleo e gás de vastas zonas ao longo do litoral dos Estados Unidos.

Obama anunciou nesta quarta-feira a abertura à exploração petrolífera de novas zonas na costa , afirmando que essa "difícil" decisão foi motivada pela necessidade de assegurar a independência energética dos Estados Unidos.

"Nós estamos decepcionados por ter importantes zonas como a da costa ártica e a do Atlântico abertas à exploração de petróleo", declarou em comunicado Michael Brune, diretor geral do Sierra Club, a mais importante organização americana de defesa do meio ambiente.

"O que nos falta são medidas decisivas permitindo o desenvolvimento de fontes de energia 'verde', como as novas regulamentações sobre os carros não poluentes, anunciados nesta semana, mas não novas explorações no mar, contaminantes e caras", completou.

A industria petrolífera já teve acesso a milhões de hectares de terras e água federais e "não é necessário ceder as últimas zonas costeiras públicas protegidas para que essas companhias ganhem mais ainda", julgou Michael Brune.

Ele adverte contra o fato de a exploração petrolífera no Ártico ameaçar as baleias e os ursos polares.

Além disso, afirma esse representante do Sierra Club, "explorar nossa zonas costeiras não contribuirá para baixar o preço do combustível ou reduzir a dependência energética americana do estrangeiro".

Para Phil Radford, diretor geral do Greenpeace, a decisão de Obama fará "aumentar a dependência da América por petróleo, enquanto a China e a Alemanha caminham para a energia renovável".

Além disso, "intensificar a exploração offshore nessas zonas protegidas há décadas ameaça manchar de negro nossos oceanos e as comunidades costeiras", continuou em comunicado

EUA anunciam plano para ampliar exploração de petróleo em alto-mar

O governo dos EUA anunciou nesta quarta-feira uma nova estratégia para perfuração em alto-mar que amplia a exploração de petróleo e gás natural no Oceano Atlântico, no Leste do Golfo do México e no litoral do Alasca. Em um discurso na base aérea de Maryland, nos EUA, o presidente Barack Obama disse que o plano faz parte de uma estratégia energética mais ampla e pediu que os legisladores se unam para aprovar uma legislação abrangente sobre energia e clima, que limite as emissões de gases causadores do efeito estufa.

O anúncio dá ao governo uma alavancagem para convencer os republicanos moderados a apoiarem uma proposta bipartidária que está sendo elaborada por três senadores. "Eu sei que nós podemos nos unir para aprovar uma legislação abrangente sobre energia e clima que vai criar novas empresas e milhões de novos empregos, protegendo nosso planeta e nos ajudando a ficarmos menos dependentes de energia", afirmou Obama.

O presidente e o secretário do Interior dos EUA, Ken Salazar, disseram que o governo planeja manter limites no Oceano Pacífico e na Baía de Bristol, no Alasca, uma região ecologicamente rica.

O governo dos EUA pretende abrir um grande espaço no Leste do Golfo do México e vai estudar o desenvolvimento em algumas regiões do Atlântico. Obama disse que também vai apoiar o desenvolvimento de áreas arrendadas anteriormente no Norte do Alasca, como no Mar Chukchi, onde a Royal Dutch Shell tem investido bilhões de dólares em direitos de exploração.

OGX faz descoberta na Bacia de Campos


A OGX Petróleo e Gás Participações identificou presença de hidrocarbonetos em uma seção do poço 1-OGX-8-RJS, no bloco BM-C-41, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos.

"Até o momento, foi identificada uma coluna com hidrocarbonetos de aproximadamente 65 metros com ´net pay´ ao redor de 44 metros em reservatórios carbonáticos da seção aptiana", comunicou a empresa.

O poço OGX-8, chamado Fuji, será perfurado até 3.700 metros.

Opep pode abrir as portas ao Brasil após descoberta de petróleo

O recente achado no Brasil de uma jazida petrolífera abre as portas da Organização de Países Exportadores de Petróleo ao país, disse nesta terça-feira em Cancún Abdullah Salem el-Badri, secretário-geral da Opep.

"Acabam de fazer (no Brasil) a descoberta de uma grande jazida, o que permite que, talvez em uns cinco anos, a Petrobras ingresse na organização", disse em uma coletiva de imprensa Salem el-Badri, durante o 12º Fórum Internacional de Energia, que ocorre em Cancún.

A Petrobras está "qualificada" para entrar na Opep, mesmo que o Brasil, no setor energético, ainda seja deficiente, porque consome quase toda a sua produção petrolífera, explicou o secretário-geral.

A Petrobras anunciou no dia 16 de março a descoberta de petróleo na Bacia de Sergipe, com capacidade de 15 milhões de barris recuperáveis.

Já a estatal Petróleos Mexicanos, a qualquer momento, "poderá fazer parte da organização", dado que é um país que "não consome toda a sua produção petrolífera", acrescentou Abdullah, após explicar que não é papel da organização convidar novos integrantes.

Venezuela e Equador são os únicos países latino-americanos que formam parte da Opep, enquanto México e Brasil são considerados há alguns anos emergentes no setor.

A Opep busca em Cancún, junto com representantes de mais de 100 países e de empresas privadas de petróleo, encontrar uma saída para evitar a volatilidade de seus preços, como a registrada nos últimos dois anos

Vaga de Engenheiro Geotécnico

Experiência no desenvolvimento de projetos e coordenação de atividades relacionadas a obras de terra ( projeto de fundações, estruturas de contenção, análise de estabilidade, escavação de materiais pétreos e terrosos, obras em túneis, aterro sobre solos com baixa capacidade de carga, estruturas em solo reforçado, rebaixamento de lençol freático, instrumentação geotécnica e domínio de ensaios de laboratório e campo em materiais pétreos e terrosos).

Conhecimentos de informática - Geoslope, Plaxis, pacote office, autocad e msproject

FORMAÇÃO: ENGENHARIA CIVIL (COM ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNIA)

Os interessados devem encaminhar currículo com pretensão salarial para igor@empregourgente.com.brmencionando no campo assunto ENGENHEIRO GEOTECNICO.

Vaga de Engenheiro de Segurança e Meio Ambiente

Buscamos para Multinacional um Engenheiro de Segurança e Meio Ambeinte, com o seguinte Perfil:

Profissional com Formação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Inglês Avançado/Fluente, Legislação Trabalhista, Segurança Patrimonial, Meio Ambeinte (IBAM, FEEMA, etc...), Qualidade, etc...

Salário compatível com o Mercado + Benefícios
Local de Trabalho: Zona Oeste/RJ

Os candidatos interessados e dentro do perfil acima, enviar currículo atualizado para work@workrio.com.br. Impreterivelmente nos informar último salário e pretensão salarial.

Vaga de Inspetor de END

Empresa multinacional mecânica fabricante de equipamentos subsea para extração de petróleo seleciona

RJ - INSPETOR END

Requisitos:

Ensino médio completo, preferencialmente técnico em mecânica ou eletromecânica;

Informática (pacote Office);

Experiência mínima de dois anos com Ensaios Não Destrutivos: Líquido Penetrante e Partículas Magnéticas.

Necessário registro de qualificação atualizado em ambas habilidades.

A empresa está localizada no Rio de Janeiro, oferece amplos benefícios. Os interessados deverão enviar o currículo atualizado no corpo do email para:

recrutamento@virtuerh.com.br informando o cargo Inspetor de END no campo assunto até 06/04/2010.

Vaga de Engenheiro de Projetos Pleno

HR Hunter assessora multinacional na busca de Engenheiro de Projetos Pleno

Formação: Graduação em Engenharia Mecânica / Elétrica / Industrial

Conhecimentos:
AutoCAD e MS-Project
Práticas de gestão de projetos: acompanhar em campo

Experiência
Oriundo de Indústria (preferencialmente dos segmentos de alimentos e bebidas para atuar em Gestão de Projetos de Engenharia

Conhecimentos/Habilidades/Atitudes
Conceito de instalações limpas (padrão sanitário – GMP)
Desejável conhecimento em instalação de linhas produtivas.

Descrição sumária do cargo

• Coordenar os projetos que atendam às necessidades das Fábricas e departamentos de apoio através da assistência às áreas.
• Assegurar suporte técnico aos Gerentes de Projeto, Produção, Manutenção, Qualidade, CD e R&D;
• Suporte técnico e executivo aos Gerentes de Engenharia através da coordenação em campo dos projetos, controle e report do status dos mesmos.

Os candidatos que tiverem interesse em participar do processo deverão encaminhar CV para o link http://vagas.com.br/v236724

Vaga de Técnico Mecânico

Empresa da área offshore contrata para trabalhar em projetos NR13:

Estamos trabalhando com a pretensão salarial dos candidatos.
Disponibilidade para embarcar.
Inglês avançado.
Não é necessário experiência.
Possuir CREA.
Enviar somente se estiver no perfil para: glauce.rocha@agirrh.com.br
Colocar no assunto: Técnico Mecânico