26 maio 2010

Coppe alerta para medidas de segurança antes de explorar pré-sal


Antes de começar a explorar mais intensamente o petróleo na região pré-sal, o Brasil deveria tomar iniciativas para evitar que ocorram vazamentos descontrolados como o da British Petroleum (BP), no Golfo do México, alertaram professores da Coppe/UFRJ em debate nesta terça-feira.

Deixando claro que explorar o pré-sal é inevitável, pela demanda cativa que ainda existe no mundo por pelo menos os próximos 30 anos, o coordenador do evento, professor Segen Estefen, alertou que a indústria do petróleo "ficou nua" com o acidente da BP, e que os cuidados que vinha tomando para evitar acidentes não eram suficientes.

Petrobras descobre duas novas reservas de petróleo na Bacia de Campos

A Petrobras comunicou hoje a descoberta de duas novas acumulações de óleo leve em reservatórios do pós e do pré-sal na Bacia de Campos.

As duas descobertas ocorreram após perfuração do poço conhecido como Carimbé (6-CRT-43-RJS), que está localizado no campo de Caratinga, a cerca de 106 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d ' água de 1.027 metros.

A acumulação de óleo no pós-sal está posicionada a 3.950 metros de profundidade e estimativas preliminares indicam volumes recuperáveis de aproximadamente 105 milhões de barris de óleo equivalente.

OGX faz nova descoberta de petróleo em Santos

A OGX divulgou nesta segunda-feira que descobriu novos indícios de petróleo e gás natural em uma das seções do poço 1-OGX-11D-SPS, localizado no bloco BM-S-59, na Bacia de Santos. A perfuração do local começou em abril.

“Este resultado não só confirma a existência de um sistema petrolífero ativo na região como também demonstra que a filosofia exploratória por nós adotada está correta", afirmou o diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça, em fato relevante divulgado ao mercado. A companhia informou que irá continuar perfurando o local até a profundidade de 6,1 mil metros “em busca de novos objetivos".

O poço OGX-11D está localizado a 104 quilômetros da costa, onde a lâmina da água é de aproximadamente 170 metros. A OGX tem 100% de participação no bloco.

BP dá início a operação para tampar poço de petróleo no Golfo


A petroleira britânica BP informou nesta quarta-feira ter iniciado uma complexa operação, chamada "top kill", para selar o vazamento de petróleo em um poço que está causando um desastre ecológico sem precedentes no Golfo do México há cinco semanas.

A operação foi iniciada às 18h00 GMT (15h00 de Brasília), segundo o comunicado da British Petroleum (BP).

Ao meio-dia desta quarta-feira, a Guarda Costeira americana deu luz verde à operação, pouco antes de o presidente Barack Obama afirmar que nem ele nem seu governo descansaria "até que o poço estivesse fechado, o meio ambiente recuperado e a limpeza tenha sido completada".

Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas OffShore