18 setembro 2010

Petrobras aumenta limite de ações para oferta pública

A Petrobras anunciou ontem (17) que vai aumentar o limite da quantidade de ações ordinárias e/ou preferenciais a serem emitidas para a capitalização da estatal. O limite será equivalente a até 20% das ações da oferta global inicialmente ofertadas e não mais a até 10% conforme constava no aviso feito ao mercado e publicado no último dia 3 de setembro.

A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Administração da Petrobras realizada ontem (16). De acordo com a companhia, a nova oferta está sujeita a registro perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No aviso feito ao mercado no início de setembro, a Petrobras havia informado a oferta de 2,17 bilhões de novas ações ordinárias e de 1,58 bilhões de novas ações preferenciais.

OGX realiza teste de formação no poço OGX-14

A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, concluiu o Teste de Formação a Poço Revestido realizado no poço 1-OGX-14-RJS, localizado no bloco BM-C-40, em águas rasas da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.

O poço OGX-14, prospecto Peró, foi perfurado até uma profundidade de 3.067 metros tendo encontrado duas diferentes acumulações de hidrocarbonetos em reservatórios carbonáticos da seção albiana, conforme anunciado nos dias 28 de junho e 15 de julho de 2010. Foi realizado um teste de formação a poço revestido nos reservatórios carbonáticos da primeira acumulação albiana, objetivando verificar as características destes reservatórios em condições dinâmicas.

O teste foi considerado conclusivo e os dados de pressões, vazões e as condições permo-porosas confirmam um potencial de produção de 3.000 barris de petróleo por dia em poço vertical. OGX planeja desenvolver esse campo através de poços horizontais e estima-se que a capacidade por poço poderá ser aumentada em até cinco vezes, apontando para um potencial produtivo em torno de 15.000 barris por dia.

O teste também possibilitou avaliar a qualidade do óleo, estimado entre 26 e 28° API. As pressões estáticas encontradas são normais, não havendo indicativo de depleção. Este teste é um importante passo para um melhor conhecimento do reservatório e para o desenvolvimento de futuros projetos de produção na região.

A sonda Sea Explorer, utilizada na realização deste teste, será deslocada para a próxima locação na região do prospecto Waimea, localizado no bloco BM-C-41, águas rasas da parte sul da bacia de Campos.