21 setembro 2010

Rio Oil & Gas fecha R$ 138 milhões em negócios

A 15ª edição da Rio Oil e Gas bateu vários recordes. Antes mesmo do final do evento, 46 mil visitantes, de 51 países, já tinham passado pelos corredores da exposição e conferência. O número é superior em 15% ao público de 39 mil pessoas da última edição, em 2008.

Outro destaque foi a rodada de negócios organizada pelo Sebrae e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás (Onip). A estimativa é de que foram fechados R$ 138 milhões em negócios a partir das reuniões de 533 pequenos e médios fornecedores com 27 empresas âncoras. O volume de negócios foi 16% superior ao realizado na edição de 2008 da rodada.

100 mil milhões de toneladas de petróleo e gás sob o Árctico

A zona russa no Árctico poderá conter 100 mil milhões de toneladas de petróleo e gás, disse Yuri Trutnev, ministro dos recursos naturais de Putin
A declaração do governante russo surge a propósito da disputa de territórios naquela zona, que poderá esconder um quarto do petróleo e do gás que o planeta ainda não tinha revelado.

Estas expectativas fazem com que Trutnev vá investir quase 50 milhões de euros em investigação, a fim de provar a propriedade dos territórios em causa, refere a AP.

Na semana passada, Rússia e Noruega assinaram um tratado a fim de traçar uma fronteira marítima no Mar de Barents, conhecida pela sua riqueza em recursos energéticos.

Em 2019, Brasil produzirá 5 milhões de barris de petróleo/dia

Até pouco tempo atrás, o pré-sal era uma interrogação. Hoje, trata-se de uma realidade. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que participou nesta segunda (20) do EXAME Fórum Energia, em São Paulo. Segundo o ministro, em 10 anos, o país estará produzindo cerca de 5 milhões de barris de petróleo diariamente.

De acordo com o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, em 2019 o país exportará o equivalente ao volume do óleo que produz hoje, de cerca de dois milhões de barris.

Segundo Zimmermann, o crescimento industrial do pré-sal será um indutor da expansão econômica brasileira, ao lado do incremento da produção de energia por hidroelétricas e outras fontes renováveis. O ministro lembrou da importância de grandes projetos na área implementados a partir de 2006, como o das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, ambas no Rio Madeira, e do desafio de garantir o desenvolvimento do setor pelos próximos dez anos.

O consumo per capita nacional - hoje de 2.300 kw/h, três vezes menor que o europeu - deve aumentar, segundo o ministro, à medida que a classe média brasileira se fortalece. "Para atender a demanda e grantir o crescimento, teremos que incrementar a produção energética em 70 mil MW até 2019", afirmou, acrescentando que as fontes alternativas ajudarão o país a alcançar essa meta. Zimmermann se disse surpreso com o resultado do último leilão de energia alternativa realizado no mês passado e que teve o maior número de projetos habilitados do setor.

"A participação expressiva da energia eólica e sua competitividade foi impressionante", disse. "Torcemos agora pela geração energética a partir da biomassa. Há uma perspectiva positiva para o crescimento desse tipo de fonte a preços competitivos". Segundo o ministro, o Brasil tem a vantagem de ter diversas fontes disponíveis e complementares. "Quem quiser investir aqui, sabe que pode contar com uma infraestrutura energética modelo".

Executivos da BP fazem apresentação sobre acidente no Golfo do México para a ANP

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) recebeu nesta segunda-feira executivos da petroleira britânica BP, que fizeram uma apresentação, durante mais de três horas, sobre o acidente ocorrido na plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México.

A ANP foi a primeira instituição fora dos Estados Unidos a receber um relato detalhado sobre as causas e as lições aprendidas com o vazamento de óleo.

A apresentação foi feita pelo gerente de operações da empresa, Keith Seilhan; pelo vice-presidente de operações, Tony Brock; e pelo gerente de projetos, Kevin J. Devers, que estiveram à frente dos trabalhos de investigação de contenção do acidente.

Além desses executivos, estiveram na ANP o presidente da companhia no Brasil, Guillermo Quintero; o vice-presidente de relações institucionais, Ivan Simões; e o diretor de exploração, Shafe Alexander. Pela agência reguladora, ouviram o relato o diretor geral do órgão, Haroldo Lima e o diretor Allan Kardec, além de técnicos ligados aos segmentos de exploração e produção e ambiente.

Eike anuncia nova descoberta

A OGX, empresa controlada pelo empresário Eike Batista, anunciou ontem a descoberta de petróleo em novo poço na Bacia de Campos. Apesar de a quantidade do mineral não ter sido divulgada, a descoberta ocorreu relativamente próxima à costa do Estado do Rio e em profundidade rasa. Segundo comunicado da companhia enviado ontem à Bovespa, “foi identificada a presença de hidrocarbonetos em dois diferentes níveis de reservas arenosas”. A descoberta ocorreu no poço OGX-20, que pertence ao bloco BM-C-41. A concessão é controlada totalmente pela OGX.

O ponto da Bacia de Campos onde houve a descoberta fica a 85 quilômetros da costa do Norte do estado. Já o petróleo foi detectado a 130 metros de profundidade. Por outro lado, a camada do pré-sal, onde a Petrobras está iniciando a exploração comercial, os poços ficam entre 200 e 300 quilômetros da costa e chegam a ter 7 mil metros de profundidade.

“O poço OGX-20 marca um ano do início da nossa campanha exploratória, que teve taxa de êxito sem precedentes e que segue em plena execução na busca de novas descobertas e da delimitação das acumulações já identificadas”, declarou o diretor da OGX, Paulo Mendonça.