28 abril 2010

Equipamentos Submarinos


ÁRVORE-DE-NATAL MOLHADA (Christmas-tree) - Sistema posicionado no fundo do mar, composto por válvulas conectadas ao poço e à unidade de produção na superfície. Estas válvulas permitem o fluxo de produção de petróleo e gás, do poço para a superfície, assim como a injeção de líquido e gás da superfície para o poço.

CABEÇA DE POÇO (Subsea Wellhead) - Cabeça de poço submarina, sobre o fundo do mar.

DIVING SYSTEM - Sistema de mergulho, para suporte de mergulhadores e sino de mergulho, assim como unidades submarinas operadas remotamente.

FLOWLINE GATHERING MANIFOLD - Manifold submarino que recebe linhas oriundas de árvores-de-natal molhadas e as distribui para risers de produção conectados às plataformas.

ANP encontra óleo em poço do pré-sal para cessão onerosa à Petrobras


A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encontrou óleo leve em mais um reservatório do pré-sal, depois da perfuração do poço 2-ANP-1-RJS, no norte da Bacia de Santos.

O poço faz parte da campanha desenvolvida pela agência, com o apoio técnico da Petrobras, para determinar as áreas que serão cedidas onerosamente à estatal, com até 5 bilhões de barris de óleo equivalente de reservas, dentro do processo de capitalização da empresa.

Este é o segundo poço perfurado pela ANP na campanha, ambos com descobertas de óleo. O 2-ANP-1-RJS está localizado à nordeste do prospecto de Iara, no bloco BM-S-11. O poço está a 195 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de 1.889 metros.

Vazamento de petróleo pode ser um dos piores da história dos EUA


O vazamento de petróleo no Golfo do México pode se tornar um dos piores da história dos Estados Unidos se o poço não for selado, informou nesta quinta-feira uma oficial da guarda-costeira que lidera a resposta ao desastre.

"Vou dizer diretamente. Os esforços da BP para controlar o vazamento no bloco obturador do poço não tem sido bem sucedidos", informou a contraalmirante Mary Landry, em entrevista coletiva.

Landry negou-se a comparar este incidente com o desastre do petroleiro Exxon Valdez, em 1989, mas acrescentou: "se não tornarmos o poço seguro, sim, será um dos vazamentos de petróleo mais significativos da história dos Estados Unidos".

Esta terça-feira, a mancha se moveu a 33 km do frágil ecossistema costeiro da Louisiana e as autoridades federais informaram que estão considerando uma "queima controlada" do petróleo já recolhido em barreiras flutuantes no Golfo.

Vazamento de petróleo pode ser visto do espaço


O satélite Envisat, da Agência Espacial Européia (ESA), fotografou a mancha de óleo próximo ao Golfo do México.

Ela é resultado da explosão de uma plataforma de petróleo, que afundou perto da costa da Louisiana e Mississipi no dia 22.

A imagem de radar, preta e branca, mostra a mancha de óleo como um borrão cinza no canto direito. O delta do rio Mississipi está à esquerda.

Cerca de mil barris de petróleo estão vazando todos os dias de um cano danificado. Até a tarde de ontem, o vazamento estava em 77 km de comprimento e 63 km de largura.

A Guarda Costeira Americana está tentando conter o vazamento e evitar que o óleo chegue à costa do Golfo, afetando o frágil