28 abril 2010

ANP encontra óleo em poço do pré-sal para cessão onerosa à Petrobras


A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encontrou óleo leve em mais um reservatório do pré-sal, depois da perfuração do poço 2-ANP-1-RJS, no norte da Bacia de Santos.

O poço faz parte da campanha desenvolvida pela agência, com o apoio técnico da Petrobras, para determinar as áreas que serão cedidas onerosamente à estatal, com até 5 bilhões de barris de óleo equivalente de reservas, dentro do processo de capitalização da empresa.

Este é o segundo poço perfurado pela ANP na campanha, ambos com descobertas de óleo. O 2-ANP-1-RJS está localizado à nordeste do prospecto de Iara, no bloco BM-S-11. O poço está a 195 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de 1.889 metros.

"A descoberta foi comprovada a partir de amostragem de óleo leve (cerca de 28º API) por teste a cabo, em espessa coluna portadora de hidrocarbonetos nos reservatórios carbonáticos do pré-sal a partir de 5400 metros de profundidade", diz a nota divulgada pela ANP.

"O poço encontra-se em perfuração no intuito de investigar as características geológicas das camadas mais profundas, esperando-se atingir a profundidade de 6.425 metros", acrescenta o documento.

Nenhum comentário: