26 maio 2010

Petrobras descobre duas novas reservas de petróleo na Bacia de Campos

A Petrobras comunicou hoje a descoberta de duas novas acumulações de óleo leve em reservatórios do pós e do pré-sal na Bacia de Campos.

As duas descobertas ocorreram após perfuração do poço conhecido como Carimbé (6-CRT-43-RJS), que está localizado no campo de Caratinga, a cerca de 106 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d ' água de 1.027 metros.

A acumulação de óleo no pós-sal está posicionada a 3.950 metros de profundidade e estimativas preliminares indicam volumes recuperáveis de aproximadamente 105 milhões de barris de óleo equivalente.

Já a acumulação de óleo em reservatórios do pré-sal está posicionada a 4.275 metros de profundidade e pode estar relacionada à descoberta pelo poço 6-BR-63A-RJS, na área do campo de Barracuda, cujas estimativas preliminares apontaram 40 milhões de barris de óleo.

Caso a ligação entre as duas acumulações se confirme, o volume conjunto recuperável pode chegar a 360 milhões de barris de óleo equivalente, afirma a Petrobras.

A empresa informa que estão previstos testes para avaliar a produtividade dos novos reservatórios, assim como a análise da interligação do poço à plataforma P-48, atualmente em operação no campo de Caratinga.

Nenhum comentário: