07 outubro 2010

Empresas de petróleo e gás preveem grande volume de contratações para acompanhar expansão do setor

As perspectivas de expansão do segmento de petróleo, gás e energia no Brasil têm estimulado a busca por mão de obra qualificada e equipamentos específicos. Empresas do setor estão investindo em tecnologia e na contratação de profissionais de diferentes áreas para atender a demanda do mercado, como a Statoil e a Aker Solutions, multinacionais norueguesas que aportaram por aqui.

A Statoil está desenvolvendo o seu primeiro campo de petróleo no Brasil, o de Peregrino, na Bacia de Campos (RJ). As plataformas estão praticamente montadas: a previsão é começar o trabalho de perfuração em outubro e iniciar a produção no começo do ano que vem. Para acompanhar este crescimento, que inclui também atividades de exploração de petróleo em outras áreas do país, a filial brasileira da estatal norueguesa prevê a contratação de 43 novos funcionários até 2011.

Líder de RH da Statoil Brasil, Fernando de Carvalho explica que, este ano, serão preenchidas 21 vagas e as 22 restantes ficarão para 2011. Entre os profissionais buscados estão geólogos, geofísicos, engenheiros (de completação de poços, de manutenção, de produção, de perfuração e de operações) e especialistas de contratos e compras, além de supervisores e especialistas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS).


A empresa pretende lançar, ainda, programas de estágio e trainee a partir do ano que vem. Num primeiro momento, devem ser oferecidas 11 vagas para estagiários:

- Nosso processo seletivo é amplo e inclusivo. Estamos em busca de profissionais com visão de longo prazo e que queiram trilhar uma carreira internacional - diz Carvalho.

Não há um período fixo para os candidatos se inscreverem. Segundo Carvalho, as vagas serão trabalhadas à medida que surgirem internamente. O executivo alerta, no entanto, que ter conhecimentos em inglês é fundamental. Os postos oferecidos já estão anunciados na mídia impressa e no site da empresa .

A Aker Solutions, por sua vez, vem se preparando há mais de três anos para atender à demanda do mercado de petróleo e gás brasileiro. Foram feitos investimentos em equipamentos, infraestrutura e pessoal, o que fez dobrar a capacidade de produção da empresa em 2010. Além disso, a organização diversificou sua oferta de produtos e serviços no mercado local e, hoje, conta com 13 unidades de negócios diferentes no Brasil, que vão desde a produção de equipamentos submarinos, serviços de perfuração e até embarcações que fazem a instalação desses equipamentos. Com cerca de mil funcionários trabalhando na sede da empresa, em Curitiba, e nas filiais do Rio de Janeiro e Rio das Ostras, a companhia tem previsão de contratar, até o final do ano, 150 novos colaboradores, além de outros 150 em 2011. As vagas ficam disponíveis no site da companhia .

A empresa busca profissionais de todas as áreas, mas seu foco são técnicos e engenheiros especializados.

- Além de buscar talentos no mercado de óleo e gás, buscamos profissionais em outros segmentos para completar nossas competências, como da indústria automobilística - afirma Markus Busch, vice-presidente de RH da empresa.

Preocupada com a qualificação de mão de obra, a Aker investe o equivalente a 4% da folha de pagamento no treinamento de profissionais, que inclui qualificações técnicas e específicas em cada área, bem como cursos internos e externos. A empresa também aposta na formação de jovens talentos, através de três diferentes programas de trainees: o programa "Trainee Técnico Offshore", em parceria com a Petrobrás/Cefet de Campos, no qual 30 profissionais são qualificados por ano; o programa "Engenheiro Trainee", com 10 a 15 vagas por ano para contratação de recém-formados; e o programa "Trainee Internacional", para contratação de profissionais com experiência anterior no mercado, com MBA ou mestrado.

A multinacional promove, ainda, outros programas voltados ao desenvolvimento dos funcionários, como o de complemento educacional, que oferece bolsas de estudos para qualificação técnica, graduação e pós-graduação; a academia Aker Solutions, com foco em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de líderes; e programas de auto-aprendizagem (e-learnings).

Busch acrescenta que o intercâmbio tecnológico é outra prioridade da Aker, aproveitando o contato com a matriz e outras empresas norueguesas.

- Trazer inovações para o Brasil e aplicá-las no mercado interno é um dos focos da companhia.