13 maio 2010

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, escreveu em seu Twitter na madrugada desta quinta-feira (13) que uma plataforma de petróleo da companhia Aban Pearl afundou.

Em uma mensagem, o venezuelano também informou que os 95 trabalhadores da instalação estão a salvo.

Algumas horas depois Chávez voltou a postar um recado na rede de microblog anunciando que os trabalhadores foram retirados do local e que as Forças Armadas da Venezuela se dirigem à área.

O jornal venezuelano Últimas Noticias publicou que o ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, disse que o afundamento não representa risco para o ambiente.

A plataforma pertence ao campo Dragón do projeto Mariscal Sucre, que se destina à exploração e à produção de gás e petróleo no extremo nordeste do Estado de Sucre.

A revista do setor Upstream publicou que a plataforma opera para a companhia estatal venezuelana PDVSA em um contrato de cinco anos, iniciado em 2009.

A Aban Offshore, empresa que detém a plataforma, emitiu um comunicado informando que um incidente prejudicou a estabilidade da estação, mas não forneceu mais detalhes sobre as razões do afundamento.

A PDVSA informou que o total de investimentos no projeto de Mariscal Sucre atingirá R$ 14,8 bilhões (US$ 8,4 bilhões) até 2015.

Nenhum comentário: