11 junho 2010

Vazamento de petróleo pode ser o dobro de estimativas anteriores

Novos dados divulgados nesta quinta-feira pela US Geological Survey, ligada ao governo americano, indicam que o vazamento de petróleo na costa dos EUA chegou a 40 mil barris de petróleo por dia, mais que o dobro de várias estimativas anteriores.

Segundo os dados do órgão, este volume pode ter sido alcançado antes de a BP, a empresa que operava a plataforma, conseguir desviar o petróleo vazado através de um funil, no dia 3 de junho.

A BP diz que está conseguindo desviar e recolher em navios mais de 15 mil barris por dia.



O professor de oceanografia da Florida State University, Ian McDonald, disse que a BP subestimou o volume de vazamento e que essa diferença pode ter tido grande impacto negativo na escala da operação de limpeza organizada pela petroleira.

"Eles subestimaram a taxa de vazão e superestimaram a sua capacidade de conter aquela taxa com o procedimento de top-kill", disse McDonald.

"Depois eles mudaram e tentaram recuperar o óleo com este funil gigante. Mas 15 mil barris por dia claramente não é sequer a metade do petróleo que está vazando."

O óleo está vazando de um poço danificado a 1,5 mil metros de profundidade no Golfo do México desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no dia 20 de abril, em um incidente que matou 11 trabalhadores.

Segundo a BP, na quarta-feira, um sistema de captação do petróleo derramado conseguiu coletar 15,8 mil barris, volume pouco superior aos 15 mil barris que a empresa diz ter coletado no dia anterior.

Nenhum comentário: