17 maio 2010

Governo dos EUA exige da BP garantia sobre limpeza do óleo

O governo dos Estados Unidos exigiu em uma carta endereçada ao presidente da petrolífera BP, Tony Hayward, no sábado esclarecimentos imediatos sobre o compromisso da empresa de bancar os prejuízos causados pelo derramamento de óleo no Golfo do México.

Autoridades do governo do presidente Barack Obama enviaram uma carta à companhia, na qual afirmam querer garantias de que a BP vai honrar o compromisso de não limitar as suas despesas ao pagamento exigido por lei de US$ 75 milhões (cerca de R$ 133 milhões).

"O povo tem o direito de ter uma compreensão clara do compromisso da BP com o combate a toda a destruição que ocorreu ou vai ocorrer", diz o texto assinado pelo secretário do Interior, Ken Salazar, e pela secretária de Segurança Doméstica, Janet Napolitano.

"Por isso, no caso de o nosso entender ser impreciso, requeremos esclarecimento imediato sobre as reais intenções da BP."

No sábado, a empresa afirmou que as substâncias dispersantes espalhadas na sexta-feira no local do vazamento, provocado pela explosão de uma plataforma que matou 11 pessoas no dia 20 de abril, começaram a fazer efeito.

Nenhum comentário: