12 agosto 2010

Petroleiro relata vazamento de gás na P-33

A Petrobras garantiu que, apesar da falha operacional, não houve qualquer risco de vazamento de gás natural ou óleo. Segundo Breda, porém, um petroleiro que atua nas plataformas da Bacia de Campos e que já esteve na P-33 contou que houve um vazamento de gás em 19 de maio, no ponto em que o duto de gás é conectado ao navio. Mas os sensores que detectam vazamentos e que fecham os poços imediatamente não funcionaram.

- O sensor foi ativado manualmente, e as válvulas de segurança também. O vazamento foi detectado pela nuvem e pelo barulho, o sensor não funcionou - disse.

No dia 19 de julho, a Marinha esteve na P-33 para realizar uma vistoria nos equipamentos. Segundo a estatal, em 3 de agosto fiscais da SRTE/RJ foram à plataforma acompanhados de representantes do Sindipetro NF. Em decorrência das vistorias, foi realizada uma reunião no último dia 5, informou a Petrobras.


Durante o encontro, a empresa apresentou um documento - respaldado em um laudo elaborado por profissionais da área de segurança da empresa e certificados emitidos pelo Sistema Próprio de Inspeção de Equipamentos e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) - atestando que o equipamento interditado, o filtro de óleo lubrificante, estava de acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Foi após essa reunião que, apesar da apresentação da documentação, que a SRTE/RJ determinou a interdição do filtro de óleo lubrificante. Com essa mesma documentação técnica a Petrobras conseguiu no último dia 6 uma liminar na 2ª Vara de Trabalho de Macaé, liberando o equipamento.

Mas há relatos de problemas em outras plataformas. A P-31, segundo o diretor de Saúde e Segurança do sindicato, Armando Freitas, está em condições precárias, a ponto de ser apelidada de sucatão. Na P-32, a máquina de hidrojato usada para pintura da plataforma teve de operar abaixo da capacidade, senão poderia rasgar o convés.

Nenhum comentário: