08 maio 2010

Rio cria grupo para evitar acidentes em plataformas de petróleo

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, estará no Rio nesta sexta-feira para formar um grupo de trabalho que vai traçar estratégias de prevenção para evitar acidentes em plataformas de petróleo como o que provocou um desastre ambiental no Golfo do México. A ministra vai se reunir com especialistas da Petrobras, do Inea, do Ibama e da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e apresentar o mapeamento de eventuais riscos em plataformas de petróleo no Brasil.

Segundo a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, o grupo de trabalho será formado por pesquisadores para acompanhar o acidente do México e tirar lições da tragédia. O Estado do Rio concentra 80% da produção nacional de petróleo nos 11 municípios que integram a Ompetro.

-- Por riscos como este que aconteceram no México e outros é que temos que receber royalties -- defendeu a secretária, referindo-se à emenda proposta pelo deputado federal Ibsen Pinheiro que, se aprovada, tira do Estado do Rio mais de R$ 7 bilhões por ano, uma parcela considerável dos investimentos na área ambiental.

O prefeito de Búzios, Mirinho Braga, que integra a Ompetro, disse que há dez anos foram promovidos seminários em Búzios para discutir os riscos de eventuais vazamentos de petróleo nas plataformas da Bacia de Campos:

-- A participação dos municípios é fundamental porque eles seriam as maiores vítimas de um desastre ambiental. Uma tragédia como a do Golfo do México acaba com todo o turismo da Região dos Lagos -- advertiu Braga.

Nenhum comentário: