08 maio 2010

Empresa prepara domo de aço para tampar vazamento no golfo do México

Funcionários da BP estão preparando um domo de aço de 100 toneladas para ser usado na contenção do vazamento de petróleo no golfo do México. O aparato deve ser transportado amanhã para o local do vazamento, na costa da Louisiana.

Segundo engenheiros da BP, o domo é a melhor solução de curto prazo para reduzir o derrame de óleo no mar. O equipamento deverá ser prendido ao solo oceânico. A empresa pretende depois bombear o óleo acumulado, controlando parcialmente o vazamento.

O uso do domo é a mais recente tentativa da BP de conter o vazamento de petróleo, que começou após a explosão de uma plataforma no último dia 20. O acidente resultou na morte de 11 trabalhadores e no espalhamento descontrolado de petróleo na região do golfo do México.

A empresa já conseguiu tampar um dos três pontos de vazamento, mas isso não tem impedido o escape de óleo para o mar.

Imagens de satélite obtidas nesta quarta-feira indica que o óleo já atingiu o delta do rio Mississippi e as ilhas Chandeleur, na costa da Louisiana.

A Guarda Costeira americana tem agido para para minimizar os danos do desastre. Hoje reiniciou queimadas controladas de óleo no mar, procedimento que havia sido interrompido desde o dia 28 de abril devido às condições do tempo. A queima ajuda a retirar petróleo do mar.

A população local também tem ajudado. Cerca de 8.000 pessoas estão trabalhando para proteger a fauna costeira. As consequências do desastre sobre a vida selvagem ainda são desconhecidas.

Nenhum comentário: