08 maio 2010

Mancha de petróleo chega à costa dos EUA

Chegou nesta quinta-feira a uma ilha da Louisiana a mancha de petróleo que jorra há dias de um poço no Golfo do México sobre o qual engenheiros começaram a colocar um equipamento metálico de 98 toneladas.

A mancha brilhante e viscosa apareceu numa praia da desabitada ilha de Freemason, no arquipélago de Chandeleur, segundo uma porta-voz da equipe de reação com sede em Robert, Louisiana, que reúne a empresa BP, a Guarda Costeira e outros órgãos. Foi o primeiro relato confirmado de presença do óleo na costa sul dos Estados Unidos.

"Temos equipes que confirmaram óleo na praia", disse à Reuters a suboficial da Guarda Costeira Connie Terrell. "É em grande parte apenas um brilho. Não há evidência de óleo médio ou pesado."

Com apoio de cerca de 270 barcos, técnicos, voluntários e militares tentam desesperadamente nos últimos dias conter a mancha no oceano, com o uso de varas flutuantes e de dispersantes. A chegada do material à costa pode provocar graves danos ambientais, e prejuízos aos setores da pesca e turismo.

Cerca de 800 mil litros de petróleo jorram por dia de um poço abaixo do local onde uma plataforma marítima explodiu e naufragou em abril, a 64 quilômetros da costa. A BP, empresa dona do poço, levou para o local uma enorme caixa branca na qual espera recolher o petróleo e colocá-lo em navios apropriados.

A instalação da peça deve durar dois dias, e ela pode começar a funcionar na segunda-feira. A empresa alertou, no entanto, que o mecanismo nunca foi usado a tamanha profundidade, de cerca de 1.600 metros.

A previsão para os próximos dias é de tempo bom na região, o que facilita o combate à mancha. Na quarta-feira, pela primeira vez foi possível fazer a "queima controlada" de combustível na superfície.

Estima-se que a mancha tenha cerca de 210 x 110 quilômetros, equivalente à área de Sergipe.

Nenhum comentário: