08 maio 2010

Britânica Rockhopper encontra petróleo na bacia norte das Malvinas

A empresa britânica Rockhopper encontrou petróleo na bacia norte das Malvinas, na zona de exploração de Sea Lion, anunciou nesta quinta-feira em um comunicado, sem informar, no momento, se a descoberta é comercialmente viável.

Segundo os primeiros dados, o poço 14/10-2, no bloco de exploração de Sea Lion, "contém uma reserva de petróleo", afirma a Rockhopper.

A empresa acrescentou que se trata da primeira descoberta de petróleo já realizada na bacia norte do arquipélago do Atlântico Sul.

Uma campanha de perfuração realizada no fim dos anos 1990 já permitiu detectar rastros de hidrocarbonetos em vários lugares desta mesma bacia, mas não foram classificados tecnicamente como descobertas.

A empresa de exploração petroleira informou, entretanto, que ainda deve reunir mais informações para se assegurar de sua viabilidade comercial.

Mas, apesar deste tom prudente, a notícia disparou as ações da empresa na bolsa de Londres, onde terminou em alta de 151,73%.

Associada com outras duas empresas britânicas, Desire Petroleum e Falkland Oil & Gas, a Rockhopper iniciou em fevereiro uma campanha de perfuração nas águas das Malvinas, reavivando a reivindicação argentina pela soberania deste arquipélago do Atlântico Sul.

A primeira perfuração desse projeto, realizada pela Desire Petroleum, resultou em fracasso e fez a cotação da companhia e de seus sócios caírem.

O potencial petrolífero nas Malvinas constitui um dos pontos de maior conflito na disputa pela soberania do arquipélago meridional entre Buenos aires e Londres, que agora ocorre por via diplomática, 28 anos após uma guerra na qual as tropas argentinas foram derrotadas.

No fim de fevereiro, a empresa hispano-argentina Repsol YPF anunciou que realizaroa uma prospecção na bacia das Malvinas no último trimestre de 2010, mas numa área marítima que fica na metade do caminho entre o continente e o arquipélago, fora da disputa entre os dois países.

Nenhum comentário: