13 julho 2010

UE estuda restringir exploração de petróleo em alto mar

A União Europeia pode estudar a adoção de um limite de profundidade para a exploração de petróleo no oceano em reação ao vazamento em um poço da BP no golfo do México, disse neste sábado o comissário europeu de Energia em entrevista ao jornal La Stampa.

Guenther Oettinger afirmou ainda ao periódico italiano que o bloco de 27 países pode avaliar a necessidade de criar uma outra agência para supervisionar a exploração de petróleo no mar, além da Agência Europeia de Segurança Marítima.

"Uma decisão poderia ser determinar que você não pode ir além de certa profundidade X. Outra seria dar um limite de tempo para as licenças de exploração", disse.

Alguns equipamentos de perfuração são muito velhos e é preciso um padrão para modernizá-los, acrescentou.

Segundo o La Stampa, Oettinger vai se encontrar com executivos europeus do setor de petróleo na quarta-feira para discutir regras de perfuração e segurança.

Oettinger repetiu sua sugestão por uma moratória de novos alvarás de exploração até que novas regras de segurança estejam em vigor. Ele não estipulou um prazo, mas disse: "Queremos poder reunir um catálogo de possíveis consequências para cada novo poço. E queremos isso neste ano".

Nos Estados Unidos, o governo declarou uma moratória na perfuração em alto-mar para dar tempo a uma comissão para apurar as causas do vazamento de petróleo no golfo do México. Um tribunal federal, no entanto, suspendeu a proibição. O Executivo recorre da decisão.

Nenhum comentário: