13 julho 2010

Petrobras oficializa início de extração de petróleo no campo de Baleia Franca

Para marcar a produção de petróleo do pré-sal no campo de Baleia Franca, no Espírito Santo, a Petrobras realizará nesta quinta, dia 15, uma solenidade a bordo da plataforma FPSO Capixaba e no aeroporto de Vitória. O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A produção de óleo no local, que fica numa área conhecida como Parque das Baleias, começou no dia 29 de maio. Na região, também há o campo de Cachalote, que já produz petróleo. Para antecipar a extração, foi feita uma adaptação na planta de processo da plataforma, o que tornou viável a instalação no Parque das Baleias.

Até o fim do ano, está prevista a interligação da plataforma a nove poços nos dois campos. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia.

Também a respeito da camada do pré-sal, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou nessa segunda, dia 12, que os testes feito no poço de Franco, na Bacia de Santos, indicaram vazão de 50 mil barris por dia.

Nenhum comentário: