13 julho 2010

Produção em Franco pode atingir 50 mil barris diários de petróleo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nesta segunda-feira que o potencial de produção do poço denominado Franco, na Bacia de Santos, é de 50 mil barris diários de petróleo, um volume considerado elevado pela indústria.

O poço de Franco foi o primeiro perfurado pela Petrobras a mando da ANP, com o objetivo de selecionar uma área que será concedida pelo governo à estatal em troca de ações da empresa, na capitalização prevista para setembro.

- É um volume bem expressivo, elevado, e é importante saber isso porque sinaliza que os custos podem ser menores, porque vão precisar perfurar menos poços - explicou um analista que não pode se identificar por conta da operação de capitalização da Petrobras.

O recorde de produção no momento no Brasil é de um poço na Bacia de Campos, no qual a Petrobras produz 43 mil barris diários.

A ANP já havia informado preliminarmente que o poço Franco tem reservas recuperáveis de 4,5 bilhões de barris de petróleo. A autarquia disse também que outro poço perfurado pela Petrobras a mando da agência, chamado Libra, poderia ter reservas ainda maiores.

Nenhum comentário: