01 março 2010

OGX e OSX fecham parceria estratégica e contrato de afretamento

A OGX Petróleo e Gás Participações e a OSX Brasil, duas empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista, fecharam na sexta-feira um acordo de cooperação estratégica e um contrato de afretamento de uma plataforma de produção do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading).

Em fato relevante, as companhias informaram que o acordo de cooperação estratégica estabelece um " direito de prioridade recíproco " , para a construção no Brasil, para o afretamento e a operação de unidades de produção da OSX, sempre em condições de mercado e dentro das especificações técnicas e prazos acordados visando atender à demanda da OGX.

"O acordo estabelece uma negociação do tipo ´open book´ e margem alvo de remuneração pré-determinada da ordem de 15% na atividade de construção naval, da ordem de 5% na prestação de serviços de operação e manutenção e 15% de retorno alvo sobre o capital próprio alavancado na atividade de afretamento", destacou em nota.

Já o segundo acerto envolve o afretamento da plataforma OSX-1, pela sua proprietária OSX-1 Leasing BV, para a OGX. O FPSO OSX-1 teve a sua construção concluída no estaleiro da Samsung Heavy Industries Co. Ltd na Coreia do Sul e foi entregue à OSX-1 Leasing BV em 27 de janeiro deste ano. Nos termos do contrato de afretamento, o OSX-1 ficará à disposição da OGX, à taxa média de US$ 263 mil/dia, por 20 anos, contados a partir da conclusão das obras de customização da unidade às características técnico-operacionais da descoberta da OGX onde será alocada no Brasil.

O FPSO OSX-1 conta com capacidade instalada de produção de 80 mil barris por dia, expansíveis para 100 mil barris por dia, e de armazenagem de 950 mil barris. O OSX-1 encontra-se no mesmo estaleiro da Samsung, em preparação para iniciar sua customização para futura operação no Brasil.

A OGX Petróleo e Gás SA é a maior companhia privada brasileira no setor de óleo e gás em termos de área marítima de exploração, com aproximadamente 7 mil km², além de cerca de 21,5 mil km² em área terrestre. A empresa tem 29 blocos exploratórios nas Bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba.

A OSX, que atua na construção naval, está em processo de pedido de registro de distribuição pública primária de ações ordinárias de sua emissão na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Fonte
Site: Valor

Nenhum comentário: