01 março 2010

Vacinação contra a gripe A

O grupo de pessoas que poderá tomar gratuitamente a vacina contra a gripe A, conhecida como suína, foi ampliado. O Ministério da Saúde anunciou que a parcela entre 30 e 39 anos também deve receber as doses preventivas do vírus H1N1.

Em janeiro, quando o plano nacional de vacinação contra a gripe foi lançado pelo governo federal, esta faixa-etária não estava contemplada.

As regras iniciais determinavam que a vacinação seria feita em etapas. Primeiro os profissionais de saúde e população indígena seriam imunizados.

Na segunda fase, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, além de portadores de doenças crônicas – diabéticos, imunodeprimidos (portadores do vírus HIV, por exemplo), cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas. Na terceira, adultos saudáveis entre 20 e 29 anos.

Incluir o grupo de 30 a 39 anos foi uma reivindicação de infectologistas e autoridades de saúde de vários países. O secretário de saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, por exemplo, pessoalmente pediu ao ministro José Gomes Temporão que estendesse a vacinação para esta faixa etária. O motivo é que esta parcela foi uma das que mais apareceu entre os mais de 20 mil brasileiros infectados.

Temporão e a equipe de vigilância epidemiológica do Ministério afirmaram que a entrada do novo grupo representa um acréscimo de 30 milhões de doses. No total, o governo federal pretende aplicar 91 milhões de vacinas para fazer a cobertura nacional contra a gripe suína.

Vacina em março

A previsão dos especialistas é que uma nova onda de contágio do vírus H1N1 chegue ao Brasil entre maio e junho. A vacinação gratuita começa no dia 8 de março e se estende até 21 de maio.

Veja as etapas da vacinação

Profissionais de saúde e indígenas: 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos: 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos: 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas: 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos: 10 de maio a 21 de maio

Nenhum comentário: