22 janeiro 2010

Seleção de bolsas em convênio com a Universidade Petrobrás




As inscrições podem ser feitas de 13 de janeiro a 12 de fevereiro. Ao todo, são 624 bolsas destinadas aos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé.


O Instituto Federal Fluminense informa que estão abertas as inscrições para o processo de Seleção de Bolsas de Extensão em convênio com a Universidade Petrobrás.  São 624 bolsas de extensão que serão destinadas aos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé.


O programa de convênio tem como objetivo auxiliar a formação dos alunos dos cursos técnicos do IF Fluminense, estimular o desempenho, reduzir a evasão escolar, despertar o interesse de mão-de-obra técnica para o setor de petróleo, gás, energia e biocombustíveis, por meio da aplicaçãoo dos recursos provenientes da cláusula de investimentos em pesquisa e desenvolvimento prevista nos contratos de concessão. Dos 38 Institutos Federais do Brasil, apenas o IFF e o IFRN foram contemplados.


Os interessados, podem ser inscrever a partir do dia 14 de janeiro, no portal da instituição. As inscrições se encerram no dia 12 de fevereiro. Os alunos podem utilizar os micródromos para realizá-las nos seguintes horários: de segunda à sexta nos campi Campos-Centro e Campos-Guarus, das 13h às 18h no Centro e 11h às 18h em Guarus. No campus Macaé, o funcionamento será de terça à quinta, das 9h às 13h e 14h às 17h.


Os campi beneficiados pelo convênio foram escolhidos pela Universidade Petrobrás. Os novos campi, Cabo Frio, Itaperuna e Quissamã, ainda não foram incluídos no convênio porque não existiam na época do início das negociações com a empresa, mas, segundo o Pró-Reitor de Extensão, Eugênio Naegele, ainda há posssibilidade de inclusão. " Vamos iniciar uma nova rodada de negociações para tentarmos incluir estes campi", informou.


Um aluno que já é beneficiado por outro tipo de bolsa do Instituto, de sistema público e de outros órgãos, poderá se inscrever no processo de seleção, mas se for aprovado não poderá acumular bolsas.


No ato da inscrição, o candidato deve preencher um questionário sócio-econônimo e posteriormente comprovar os dados respondidos. Podem se inscrever os alunos dos cursos de Automação Industrial - Módulos II e III, Eletrotécnica - Módulos II e III, Eletrotécnica - alunos do PROEJA terceiro ano, Química - Módulos II e III e Mecânica - Módulos II e III do campus Campos-Centro, além dos alunos do campus Campos-Guarus que estão cursando o segundo e terceiro ano dos cursos Eletrônica Naval e Meio Ambiente, inclusive alunos do PROEJA. Em Macaé, cursos de Eletrônica - segundo ano, Eletromecânica - segundo ano, Automação - segundo ano, Eletrônica - segundo ano do curso integrado e Automação - segundo ano do curso integrado, podem participar. O valor da bolsa é de R$350,00.


O resultado vai ser divulgado no dia 5 de março e o início dos estudos vai acontecer no dia 8 do mesmo mês. A apresentação do plano de trabalho do projeto de estudo vai ser dia 5 de abril.


Nenhum comentário: