23 junho 2010

Navio derrama 400 barris de petróleo em rio peruano

Pelo menos 400 barris de petróleo transportados por uma embarcação do consórcio argentino Pluspetrol foram derramados no rio Marañón, na região amazônica peruana, informou a empresa nesta segunda-feira.

"Vazaram em torno de 400 barris", disse à AFP Robert Falcón, chefe regional do sistema de Defesa Civil, ao afirmar que ocorreu um problema de contaminação de magnitude ainda não determinada.

Daniel Guerra, porta-voz da Pluspetrol, confirmou a cifra do derramamento e disse à rádio RPP que a empresa aplicou o plano de contingência na região do derramamento.

A embarcação, que transportava 5.000 barris de petróleo e estava ancorada no porto de San José de Saramuro, na região de Loreto, 1.000 km ao nordeste de Lima, sofreu uma fratura no casco devido a causas que estão sendo investigadas.

A empresa enviou com urgência pessoal especializado para mitigar os danos que podem ter sido produzidos, afirmou Guerra, completando que o vazamento já foi controlado.

O chefe da Defesa Civil declarou que "é um fato que produziu poluição" das águas do Marañón e assegurou que haverá cuidado especial para proteger a saúde de membros das comunidades nativas que habitam essa região amazônica, normalmente vivendo da pesca.

Nenhum comentário: