05 março 2010

OGX encontra hidrocarbonetos na Bacia de Campos

A OGX, empresa de petróleo e gás do grupo do empresário Eike Batista, anunciou a presença de hidrocarbonetos no poço OGX-6 e indícios de correlação desse com os reservatórios dos poços OGX-3 e OGX-2. Conforme comunicado ao mercado divulgado nesta manhã, a companhia identificou uma coluna com hidrocarbonetos de aproximadamente 70 metros com net pay (onde há óleo de fato) ao redor de 38 metros em reservatórios carbonáticos da seção albiana do poço 1-OGX-6-RJS, no bloco BM-C-41, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos.

Nesse poço, a OGX detém 100% de participação. A companhia diz que a perfuração nessa seção albiana continua em andamento e que o poço será perfurado até a profundidade total estimada em 3,6 mil metros. As atividades de perfuração no poço OGX-6 começaram dia 2 de fevereiro.

A OGX afirma ter coletado dois testemunhos da rocha reservatório com espessura de mais de 50 metros, "visando obter informações sobre as características do reservatório para futuros projetos de delimitação, avaliação e desenvolvimento." Esses testemunhos e os perfis, segundo a empresa, indicam forte correlação entre os reservatórios albianos do poço OGX-6 (Etna), OGX-3 (Waimea) e OGX-2 (Pipeline).

"Isso nos leva a crer que podemos estar diante de uma mesma acumulação e que a província recentemente descoberta se estende também até o norte do bloco BM-C-41, ratificando o seu importantíssimo potencial petrolífero", disse em nota o diretor geral da OGX, Paulo Mendonça.

A companhia explica que o prospecto Etna localiza-se a 8,5 km a nordeste do prospecto Waimea e seus reservatórios estão a 400 metros acima dos reservatórios do OGX-3. "Novas informações serão obtidas e poços adicionais serão perfurados, possibilitando um melhor mapeamento dos prospectos identificados nesta província", completa Mendonça.

Nenhum comentário: