05 março 2010

Municípios do Rio protestam contra mudanças nos royalties do petróleo

Os municípios produtores de petróleo protestam com atos simultâneos nesta quinta-feira contra a votação da emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que, se transformada em lei reduzirá drasticamente o repasse de royalties para cidades como Campos, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, Cabo Frio, São João da Barra e outros 90 municípios fluminenses que também perderão embora não sejam produtores.

No município de Quissamã nada funcionará nesta quinta-feira, somente os serviços de emergência. As escolas estão fechadas, as obras pararam e a coleta de lixo foi suspensa. O nome da campanha é " Um dia sem royalties". Segundo o prefeito, Armando Carneiro, a ideia é passar para à população como seria a cidade sem esses recursos.

Em Campos o ato público contra a emenda Ibsen Pinheiro será às 16h. A cidade acordou com modificações no trânsito já que o Centro está sendo preparado para a manifestação que acontecerá na Praça São Salvador. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Joilson Barcelos, todo o comércio vai fechar às 16h para que os funcionários possam ir ao ato público. Das 14h às 20h as passagens de ônibus em Campos serão gratuitas. Em Macaé a estratégia é a mesma com um ato público em frente à Câmara Municipal a partir das 16h.

Na quarta-feira, no Rio houve uma reunião dos prefeitos dos municípios produtores com o governador Sérgio Cabral Filho. Ficou acertado que o governador estará ao lado dos prefeitos na entrega de um documento ao presidente Lula no dia oito, dois dias antes da votação da emenda de Ibsen Pinheiro no Congresso.

Segundo a presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, o documento a ser entregue ao presidente mostra que todo o corredor de produção de petróleo virará uma Serra Pelada, pois as cidades vão falir.

Nenhum comentário: