24 março 2010

FPSO Capixaba chega hoje ao Rio de Janeiro

Chega hoje ao Rio de Janeiro o navio-plataforma FPSO Capixaba que será instalado no campo de Cachalote, no Litoral Sul do Espírito Santo, para produzir petróleo na camada de pré-sal, a partir do final de abril. Essa plataforma estava em Cingapura desde o final do ano passado, onde passou por reforma e adaptação. A informação foi confirmada ontem pelo secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix Bezerra, durante o III Fórum Capixaba de Energia.

Antes de ir para reforma, o navio-plataforma estava sendo utilizado no campo de Golfinho, no Litoral Norte, em frente ao município de Aracruz. Esse navio foi deslocado para Cingapura onde foi adaptado para a produção de outro tipo de óleo, como é o caso do petróleo de Cachalote, que tem características diferentes do óleo de Golfinho.

A partir do final de abril, a estatal quer deslocar o navio para Cachalote, para iniciar a produção. Hoje, no Parque das Baleias, onde está Cachalote, a Petrobras produz petróleo no campo de Jubarte, explicou Márcio Félix, que é oriundo dos quadros da Petrobras e assumiu o cargo no Estado no mês passado.

Outra plataforma, a P-57, cujo casco também está sendo reformado em Cingapura, sairá da Ásia nos próximos dias em direção a um estaleiro de Angra dos Reis, onde receberá módulos de produção. A P-57 terá capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia.

O navio-plataforma, também do tipo FPSO, que pode produzir, armazenar e transferir óleo e gás, irá para o campo de Jubarte onde vai iniciar a segunda fase de produção no pós e pré-sal.

Fonte
Site: A Gazeta

Nenhum comentário: