16 agosto 2010

Petrobras inova tecnologia para extração do petróleo

A Petrobras está inovando em tecnologia para reduzir os custos da operação de extração de petróleo por cavalos mecânicos, como são conhecidas as unidades responsáveis pelo bombeamento mecânico alternativo do óleo nos poços da Bacia Potiguar. A empresa começou a usar a chamada Unidade de Bombeio (UB) Inteligente, que permite realização de tarefas rotineiras, como balanceamento e ajustes de curso e ciclos por minuto (CPM), em menos tempo e com menores custos e riscos operacionais, sem interromper a produção do poço de petróleo.

O equipamento foi desenvolvido pelos engenheiros da Petrobras, Elias Siqueira Karbage e Rutácio de Oliveira Costa, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e fornecedores.

A nova tecnologia substitui os procedimentos manuais por motores elétricos comandados de um painel de controle. Uma operação de mudança de curso, por exemplo, que consiste no aumento ou diminuição do deslocamento da haste polida durante o ciclo de bombeio, numa UB convencional leva cerca de duas horas, já em uma UB Inteligente dura apenas dez minutos.

O projeto alternativo à UB convencional começou a ser executado início em 2001, coordenado por Karbage, com os primeiros testes ocorrendo entre 2002 e 2004. Posteriormente, foram fabricados oito protótipos, sendo quatro deles com ajuste de frequência de bombeio através de painel elétrico.


Em 2006, Karbage e Rutácio encaminharam pedido de patente para o ajuste de curso contínuo e o balanceamento automático. Para concretizar a fabricação de um protótipo envolvendo os dois novos conceitos, em 2007, foi celebrado um convênio com a Funpec/UFRN para a elaboração do projeto executivo. Em 2008, foram contratadas as empresas para realizar usinagem e caldeiraria, e a automação foi feita em parceria com a Funpec/UFRN.

Além da Universidade, a empresa fabricante SEW-Eurodrive, entrou como parceiro, investindo na automação da Unidade de Bombeio sem ônus para Petrobras. O restante do investimento foi oriundo do Comitê Tecnológico Operacional (CTO) do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

A parceria com a Funpec teve duração de dois anos, durante a execução do projeto. A Funpec elaborou o projeto técnico-dimensional, ou seja, todos os cálculos técnicos de dimensionamento dos componentes do projeto. A concepção do projeto é inteiramente da Petrobras.

A Petrobras informou, por intermédio de sua assessoria de Comunicação Social, que no primeiro momento estão sendo usados cinco protótipos da UB Inteligente. Numa etapa posterior, a companhia deve aumentar o lote tanto para aplicação na unidade local de operações quanto nas demais unidades operacionais da Petrobras que usam esse tipo de equipamento.

A Unidade de Bombeio Inteligente é uma patente registrada pela Petrobras e está sob os cuidados do Centro de Pesquisa da Petrobras. Sua utilização somente será possível por outras empresas mediante autorização do Cenpes.

A empresa estima que a Unidade de Bombeio Inteligente deverá trazer uma economia de custos de manutenção e operação da ordem de 30 a 40% em relação ao modelo atual. Esse projeto também reduzirá de forma acentuada os riscos inerentes a operação e manutenção em poços equipados com unidades de bombeio, conhecidas como cavalo mecânico.

As UB’s Inteligentes já estão em operação, na área de exploração e produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, sendo um deles já totalmente automatizados.

Nenhum comentário: