30 maio 2010

Tentativa de conter vazamento de petróleo falhou, diz BP


A petroleira britânica British Petroleum (BP) admitiu que sua última tentativa de conter o vazamento de petróleo em um poço no Golfo do México falhou.

O vazamento, iniciado após uma explosão no dia 20 de abril, que deixou 11 funcionários mortos, vem despejando milhares de barris de petróleo no mar diariamente, e já é considerado o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

A companhia vinha desde a última quarta-feira lançando uma grande quantidade de um fluido de alta densidade, semelhante à lama, no local do vazamento, numa estratégia batizada de "top kill".

Na sexta-feira, a BP começou a lançar também uma mistura de bolas de golfe velhas, pedaços de pneus e cordas para supostamente acelerar o processo de fechamento do vazamento, mas nada disso funcionou como o desejado.


Segundo o chefe de operações da empresa, Doug Suttles, a BP vai agora adotar uma nova estratégia para tentar resolver o problema. O vazamento está localizado a 1.500 metros de profundidade.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o vazamento contínuo é "tão enfurecedor quanto doloroso".

O petróleo que vem vazando do poço da BP já se espalhou por mais de cem quilômetros da costa da Louisianna, ameaçando áreas de proteção ambiental de várzea e colocando em risco a importante indústria pesqueira da região.

Nenhum comentário: